Ceará

VISIBILIDADE LÉSBICA

ChanaComChana: Theatro José de Alencar recebe amanhã (26), Festa da Visibilidade Lésbica

A festa acontece no Anexo CENA do theatro, e a programação conta com feira empreendedora e apresentações musicais

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O jornal e boletim ChanaComChana foi o primeiro material produzido apenas por mulheres lésbicas para falar sobre sexualidade e problematizando os lugares impostos como naturais às mulheres. - Rede Afro LGBT

O mês de agosto é conhecido dentro da comunidade LGBTQIA+ como o Mês do Orgulho Lésbico, como consequência do Dia do Orgulho Lésbico, celebrado em 19 de agosto. A data foi escolhida em memória a manifestação de ativistas do Grupo Ação Lésbica Feminina (GALF), grupo responsável pela ocupação do Ferro's Bar, em 1983, em São Paulo. Naquele ano, o grupo de mulheres manifestavam e reivindicavam os seus direitos em relação aos preconceitos vividos no local. O bar era frequentado por ativistas LGBT e artistas, que comercializavam os seus trabalhos e utilizavam o bar como espaço de lazer.

Para celebrar a data e enaltecer a luta e resistência das mulheres lésbicas, a Secretaria da Diversidade do Ceará em parceria com o Theatro José de Alencar - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar - realizam amanhã (26), a Festa da Visibilidade Lésbica, das 18h às 22h, no Anexo CENA.

A programação da festa tem início às 18h, com a Feira Empreendedora LGBTQIA+, que acontece na Praça Mestre Boca Rica. Além da feira, o evento traz ainda a exibição dos curtas-metragens: "Vó, a senhora é lésbica?"; "praia dos crush"; "tá fazendo sabão"; e "luazul", da Mostra For Rainbow, no Teatro Morro do Ouro. E para agitar e finalizar a noite de celebração da diversidade, a programação conta com apresentações musicais de Alê Eloi & Banda e do grupo de samba Essas Mulheres.

A festa da visibilidade deve ainda homenagear pela trajetória e contribuição ao Movimento Lésbico do Brasil, Alice Oliveira - artista, militante e co-fundadora do grupo Somos de Afirmação Homossexual (SOMOS) e do coletivo Facção Lésbico-Feminista. Alice Oliveira participou do 1º Encontro Brasileiro de Homossexuais, em São Paulo; da construção do 1º Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996, e integrou todas as edições que sucederam, e assim, tornou-se um grande nome dentro da luta em defesa dos direitos das mulheres lésbicas no Brasil.

A iniciativa da Secretaria de Diversidade do Ceará é gratuita e aberta a todos os públicos, e conta com apoio da Cenapop Cultura e Ciranda das Marias.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia