Minas Gerais

INDIGNAÇÃO

Protesto pelo fim da violência policial nas periferias acontece nesta quinta (24), em BH

A concentração será na Praça Sete, a partir das 17h30

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
O protesto ocorre em todo o Brasil - Foto: Mídia Ninja

Nesta quinta-feira (24), movimentos populares de Belo Horizonte convocam a população para a "Marcha pelo fim da violência policial e do Estado".  A manifestação acontece a partir das 17h30, na Praça Sete, no Centro da cidade.

O protesto é um grito contra o massacre e extermínio policial da população negra, indígena e periférica de Minas Gerais. A ação faz parte de uma jornada nacional organizada pelos movimentos negros.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Entre julho e agosto, houve pelo menos 32 mortes na Bahia, 20 em São Paulo e dez no Rio de Janeiro. As manifestações que acontecem por todo o país, lembram ainda da liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares Maria Bernadete Pacífico, executada a tiros na última semana, dentro do terreiro Ilê Axé Kalé Bokum, onde era ebomi, na região metropolitana de Salvador (BA).

:: Leia mais: Ato nacional dos movimentos negros terá mobilizações em dezenas de cidades em todas as regiões; confira horários e locais ::

Segundo os números do Instituto Fogo Cruzado, que reúne dados da violência armada, entre 2016 e 2023 as ações e operações policiais em favelas foram as principais causas de morte de crianças e adolescentes. Nesse período, 112 foram mortas e outras 174 ficaram feridas.

A manifestação ocupa as ruas para exigir a indenização às famílias atingidas pela violência policial, a suspensão de ações e operações do Estado em favelas, a desmilitarização das polícias no Brasil e o fim da "guerra às drogas".

Edição: Larissa Costa