Paraíba

CULTURA

Casa de Cultura Vó Mera, em João Pessoa, é assaltada e Mestra pede colaboração nas redes sociais

Espaço ficou totalmente destruído pelos bandidos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto Reprodução

A Casa de Cultura Vó Mera, importante centro cultural paraibano conhecido por abrigar e promover  a cultura popular, através o coco de roda e a ciranda, foi vítima de um assalto. A mestra cirandeira Vó Mera utilizou as suas redes sociais para compartilhar a notícia do incidente.

De acordo com a mensagem, os criminosos invadiram a sua Casa de Cultura e levaram diversos itens, incluindo um botijão de gás, mesa de som, panelas e outros objetos. A residência da Casa de Cultura, localizada no bairro do Varjão, em João Pessoa, foi deixada em completa desordem pelos assaltantes.

Vó Mera é uma importante figura na cena cultural do estado. Com 88 anos de idade, é natural de Alagoinha, ela vem, ao longo da sua trajetória, brincando o coco de roda e a ciranda, duas manifestações culturais tradicionais da Paraíba. Ela lançou seu primeiro CD, intitulado "Vó Mera e Suas Netinhas", em 2008.

A cirandeira já se apresentou em diversos estados do Brasil e foi reconhecida por sua contribuiçãocultural com o título de "Mestra das Artes" em junho de 2018,  através dapela Lei Estadual nº 7.694/2004, também conhecida como "Lei Canhoto da Paraíba".

Para minimizar os prejuízos causados pelo assalto, Vó Mera pede uma colaboração financeira do público, e compartilhou uma chave PIX (83986528373 - Domerina Nicolau da Silva), possibilitando que as pessoas interessadas contribuam para auxiliar na recuperação dos itens roubados e na restauração do espaço.


Reprodução / Card: Reprodução

 

Edição: Cida Alves