Paraíba

INVESTIGAÇÃO FEDERAL

Paraíba é alvo de investigação por manipulação em jogos de futebol

Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Campina Grande e outras 10 cidades do país nesta quarta (9)

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Em Campina Grande , suspeito jogou os telefones pela janela para que policiais não conseguissem ter acesso as informações - Divulgação - Polícia Federal/PB

Nesta quarta-feira (9) a Polícia Federal esteve cumprindo em 10 cidades brasileiras mandados de busca e apreensão com o objetivo de combater organizações criminosas que manipulam resultados dos jogos de futebol. As determinações fazem parte da segunda fase da Operação Jogada Ensaiada da PF; aqui na Paraíba, a operação foi realizada na cidade de Campina Grande.

A "Jogada Ensaiada" foi deflagrada em outubro de 2022 e tinha o objetivo de investigar fraudes no futebol do estado de Sergipe, mas com a análise do material apreendido, a PF acabou descobrindo esquemas em âmbito nacional.

De acordo com a Polícia Federal, foram identificados diversos diálogos com participação de empresários de jogadores de futebol, apostadores e dirigentes onde combinavam manipulação de resultados das partidas de futebol para lucrarem em sites de apostas. Até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de campeonatos estaduais e campeonatos brasileiros das séries D e C.

Em Campina Grande, durante as buscas, um dos alvos da operação acabou jogando seus telefones pela janela, mas os policiais conseguiram pegar. A companheira dele ainda tentou acessar suas contas através de outro telefone, mas foi interceptada. 

Além de Campina Grande (PB) foram realizadas busca e apreensão em Aracaju (SE), Araguaina(TO), Assu (RN), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF),  Fortaleza (CE), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), e Sumaré (SP).

Edição: Polyanna Gomes