Paraíba

MOBILIZAÇÃO

Trabalhadores (as) em Educação da Paraíba paralisam atividades nesta quarta (9)

Concentração da categoria será na sede do SINTEP-PB , às 14h, depois seguem à Praça 1817 onde acontece um ato público

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Paralisação acontece nesta quarta (9) em todo o estado - Divulgação - Arte SINTEP-PB

Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba irão paralisar suas atividades escolares nesta quarta-feira (9). A decisão foi tomada durante assembleia geral realizada na sexta-feira (28/07), na sede do SINTEP-PB, em João Pessoa. A paralisação acontece junto à mobilização nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Será realizada uma manifestação geral da categoria, que terá concentração na sede do Sindicato, a partir das 14h, em seguida acontece uma caminhada até a Praça dos Três Poderes, no centro da Capital, onde ocorrerá um ato público. As demandas urgentes cobradas pelos educadores do estado são: valorização da carreira (PCCR), escolas com boas estruturas e escolha democrática para direção escolar.


Trabalhadores (as) da Educação votam por paralisação no dia 9 de agosto / Divulgação - SINTEP/PB

O Sintep-PB afirma que a estimativa é de que cerca de 600 educadores, das 14 regionais de todo estado, irão às ruas para reivindicar pela revisão e atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração(PCCR) - com a inclusão de todos os profissionais de educação; eleição democrática para diretores das escolas, com a escolha pela comunidade escolar; plano para reestruturação e manutenção das unidades escolares, para que as mesmas venham funcionar adequadamente, seguindo a legislação.

De acordo com Antonio Arruda, coordenador geral do Sindicato “a manifestação se somará a atividade nacional de mobilização convocada pela CNTE, que acontecerá em todos os Estados brasileiros em defesa da Educação Pública e pela revogação do novo ensino médio(NEM), entre outros. A pauta estadual e a paralisação além de ser para reivindicar os pontos citados, também iremos fazer um apelo à Justiça pela homologação do acordo da Bolsa Desempenho, firmado entre SINTEP-PB, Governo do Estado e PBPrev”.

O Sindicato ainda pontua a importância da presença e envolvimento de todos/as trabalhadores/as em educação do estado nesta atividade

"O SINTEP-PB já vem debatendo com o Governo com relação a erros de pagamento, distribuição de computadores, qualidade e infraestrutura das escolas, PCCR, enfim, todas essas demandas interferem diretamente na qualidade da educação e do serviço público. É preciso estarmos unidos nesse momento”, concluiu o coordenador. 

Edição: Polyanna Gomes