Paraíba

CULTURA POPULAR

Neste sábado (29) ocorre a 2ª Culminância da Salvaguarda do Cavalo Marinho de Bayeux

Evento de encerramento do projeto conta com vários grupos convidados

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

No próximo sábado (30) acontece a 2ª Culminância da Salvaguarda Emergencial do Cavalo Marinho do Mestre Zequinha, de Bayeux e Encontro de Cavalos Marinhos e Bois de Reis. O evento ocorre a partir das 16h, Rotary Club-R, Diógenes Chianca 130, Sesi, Bayeux.

Este é o evento de encerramento do projeto de Salvaguarda do Cavalo Marinho do Mestre Zequinha, de Bayeux, após 10 meses de execução.

“O objetivo do projeto é reativar o Cavalo Marinho do Mestre Zequinha, de Bayeux, e esse objetivo foi atingido visto que o Cavalo Marinho tem brincado e se apresentado. E neste sábado vamos fazer essa comemoração na festa da culminância, esse grande encerramento do projeto, com um um encontro de cavalos marinhos e bois de reis”, comenta Arthur Costa um dos integrantes do Grupo Boi da Praça, grupo de estudo em Cavalo Marinho e Boi de Reis na Paraíba, atuando desde 2017, e também um dos responsáveis (juntamente com Alan Monteiro) pelo projeto de Salvaguarda Emergencial do Cavalo Marinho do Mestre Zequinha de Bayeux.

::CULTURA POPULAR | Primeira comemoração do Dia Municipal do Cavalo Marinho e Boi de Reis ocorre neste sábado (25)

O encontro conta com a presença da Orquestra de Rabeca de Pedras de Fogo, Boi de Reis Estrela D’Alva, de São José de Mipibu - Rio Grande do Norte; Cavalo Marinho do Mestre Zequinha, de Bayeux; Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi, da Mestra Tina;  Boi de Reis de Solânea, que estará pela primeira vez no litoral 

“São grupos super tradicionais, e estarão se apresentando aqui pela primeira vez. A importância do evento é pela troca, o encontro desses brincantes, e a possibilidade desses brincadeiras, de entender como o cavalo brinca, as variações, as variedades das formas de brincar, dos saberes e fazeres que envolvem essas tradições do cavalo marinho e do boi de reis aqui na Paraíba, e também no Rio Grande do Norte, já que contaremos com a presença do Boi de Reis Estrela D’Alva, do Mestre Marcilio. E a importância do evento é justamente perceber que, quando se há incentivo financeiro, para reestruturação de grupos, de roupas, de trajes, a possibilidade desses grupos se manterem ativos, se reativarem é muito maior. É o caso desse Cavalo Marinho do Mestre Zequinha, de Bayeux, que hoje está sob o comando do Mestre Nandinho, que é o herdeiro cultural do Mestre Zequinha”, complementa Arthur.


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução

 

 

 

Edição: Cida Alves