Paraíba

MEMÓRIA

Memorial das Ligas e Lutas Camponesas promove a IV Semana das Ligas e Lutas Camponesas, em Sapé

Evento é uma ação pedagógica coletiva, e acontecerá de 24 a 29 de julho, com Mesa, Formação, Sessão na Câmara e ato

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

Ligas e Lutas Camponesas, Educação e Direitos Humanos

O Memorial das Ligas e Lutas Camponesas promove a IV Semana das Ligas e Lutas Camponesas: educação e direitos humanos, de 24 a 29 de julho, na sede do Memorial, em Sapé.

O evento é uma ação pedagógica coletiva na qual estudantes, professores e gestores da educação reúnem-se com diversos camponeses/as, militantes sociais, entidades e instituições para recordar fatos sociais e pessoas memoráveis, que tiveram uma significativa atuação no território camponês de Sapé e da Paraíba, quando surgiu o movimento das Ligas Camponesas. 

A programação terá início no dia 24 de julho com uma solenidade de abertura, onde a Banda Santa Cecília estará executando o Hino Camponês e outros cantos, e logo em seguida haverá uma Mesa com convidados e autoridades ligadas ao Memorial. Na ocasião, haverá a apresentação e distribuição de cartilha sobre as ligas camponesas do município de Sapé contendo propostas de planos de aula. O evento acontecerá no Memorial Das Ligas e Lutas Camponesas na comunidade tradicional de Barra de Antas, em Sapé a partir das 13h30.

A programação continuará no dia 25, pela manhã e à tarde, com formação sobre as diretrizes da educação no campo. Já no dia 26, de manhã, tarde e noite, haverá o projeto Leia Comigo nas escolas municipais, e exibição de Cinema nas escolas.

No dia 27, pela manhã, acontecerá uma Sessão Especial na Câmara dos Vereadores sobre  Educação e projetos de grandes impactos nas comunidades camponesas de Sapé. No dia 28, manhã, tarde e noite, haverá uma exposição de atividades da semana temática nas escolas municipais de Sapé. E para finalizar, no dia 29, pela manhã, haverá um ato político e cultural de encerramento na Feira Livre de Sapé, a partir das 8h da manhã.

“A ação realizada durante essa semana nos proporciona fazer memórias a personagens e fatos do território campesino da história local e nacional que foram marcantes para a vida das famílias camponesas e para a luta pela liberdade no nosso país”, destaca a organização do evento.

O Seminário levará como proposta para a Sessão Especial na Câmara de Vereadores, a inclusão da Semana das Ligas Camponesas no currículo das escolas do município de Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço-PB.

A base para esta propositura é a Lei nº 13.598, João Pedro Teixeira - mártir da luta pela terra no Nordeste - foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, os órgãos públicos locais e movimentos sociais vem ao longo dos anos levando a memória viva das Ligas Camponesas em Sapé e toda região paraibana. 

“Isto reflete o valor cultural e territorial da participação e da liberdade como componentes da educação para a cidadania”.


Reafirmando e dando continuidade às Ligas e Lutas Camponesas, o Município de Sapé é o único município do país em que tem um Memorial das Ligas e Lutas Camponesas tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), reconhecido internacionalmente pela coalizão internacional de Sítios de Conciencia (The International Coalition of Sites of Conscience), pela Rede Latino Americana e Caribenha de Sitios de Memória (RESLAC), pela Rede Brasileira de Lugares de Memorias (REBRALUM) na qual compõe a coordenação nacional junto com o Museu da Imigração de São Paulo. Recentemente, Alane Lima, Presidenta do Memorial das Ligas Camponesas, foi eleita para Coordenação da Rebralume.  

O Memorial das Ligas e Lutas Camponesas é reconhecido e certificado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e componente das redes paraibanas que discutem a museologia participativa. Além de vir desenvolvendo ações no âmbito da Memória, da Educação do/no Campo, Educação patrimonial e Educação Museal numa perspectiva participativa das famílias camponesas, o MLLC desenvolve ações com Agroecologia e tecnologias sociais


PROGRAMAÇÃO:

DIA 24/07/2023
TARDE

 SOLENIDADE DE ABERTURA COM A BANDA SANTA CECILIA - Hino camponês/outros cantos; 
-Mesa com autoridades no MLLC;
- Apresentação e distribuição de uma cartilha sobre as Ligas e Lutas Camponesas no Município de Sapé contendo proposta de planos de aula;
 
Local: Memorial das Ligas e Lutas Camponesas 
Horário: 13:30hs

DIA 25/07/2023 
MANHà

- Formação sobre as diretrizes da educação do/no Campo;

Local: ETN: av. Getúlio Vargas, 305 Centro, Sapé 
Horário:8:30h as 12:00hs 
 
NOITE (Google Meet) 

- Formação virtual sobre Ligas Camponesas, Educação e Direitos Humanos (Solon/ Nazaré Zenaide).

Link:  https://meet.google.com/zdk-bxfy-rtf
Horario: 19:30hs

DIA 26/07/2023
MANHÃ E TARDE 

- Projeto "Leia Comigo" nas escolas Municipais;

 Local: Escolas Municipais 
 Horário: das 8:00hs as 16:00hs 

  NOITE 

- Cinema nas Escolas

Local: Escolas Municipais
Horário: 19:00hs

DIA 27/07/2023 
MANHà

- Sessão Especial na Câmara dos Vereadores: Educação e projetos de grandes impactos nas comunidades Camponesas de Sapé;

Horário: 8:30hs
Local: Câmara dos Vereadores/as Sapé

DIA 28/07/2023 
MANHÃ, TARDE E NOITE 

- Exposição de atividades da Semana Temática das Ligas Camponesas nas escolas Municipais;

Local: Escolas Municipais

DIA 29/07/2023 
MANHà

- Ato político cultural na feira livre de Sapé; 

Local: Feira Livre Sapé
Horário: 8:00hs

 


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução

 

 

 

Edição: Cida Alves