Paraíba

COPA FEMININA 2023

Governo da PB e Prefeitura de JP decidem por ponto facultativo nos jogos da seleção feminina

Estreia da Seleção na Copa do Mundo Feminina acontece no dia 24 de julho, às 8h

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Brasil estreia dia 24 de julho, 8h, contra o Panamá - Thais Magalhães/CBF

O Governo da Paraíba anunciou nesta quarta-feira (19) que vai facultar o expediente do turno da manhã nas repartições públicas durante os dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol na Copa do Mundo, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia. A portaria alterando o funcionamento das repartições será publicada no Diário Oficial do Estado na edição desta quinta-feira (20). A informação foi confirmada pelo secretário da Administração, Tibério Limeira. 

Conforme a portaria, em dias de jogos da seleção feminina, o expediente será corrido, começando ao meio-dia e encerrando às 18h. O torneio acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Na primeira fase, o time brasileiro vai jogar três vezes.

A estreia será dia 24 de julho, contra o Panamá, às 8h; o segundo jogo será dia 29 de julho, às 7h, contra a França; e o terceiro jogo será contra a Jamaica, dia 2 de agosto, também às 7h.


Parte da seleção em treino na Austrália, país sede da Copa Feminina 2023 / Thais Magalhães/CBF

Expediente na Capital

Também a prefeitura de João Pessoa determinou ponto facultativo para os servidores municipais nos dias de jogos da seleção feminina do Brasil na Copa. De acordo com a Secretaria de Administração (Sead), nos dias em que as atletas brasileiras entrarem em campo, o expediente corrido terá início às 11h indo até as 17h.

Os serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura de João Pessoa durante o horário dos jogos, sem interrupção. As horas não trabalhadas serão compensadas até o final do ano.

Inédito

Em decisão inédita, nesta última quarta (18) o governo federal resolveu liberar o expediente nas repartições públicas federais para que os servidores possam acompanhar os jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol na Copa do Mundo. O objetivo é que a torcida para as jogadoras da seleção seja ampliada. A portaria, do Ministério da Gestão e Inovação, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (18).

A medida vale apenas para os órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluindo servidores, empregados, contratados temporários e estagiários.

Conforme a portaria, os servidores públicos poderão se ausentar no horário dos jogos e retornar ao trabalho até duas horas depois do fim da partida.

Edição: Polyanna Gomes