Paraíba

ACESSIBILIDADE

Projeto da UFPB realiza prescrição adequada de cadeira de rodas de forma gratuita

O serviço é aberto para a comunidade e atendimento acontece às quintas-feiras, no período da tarde

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
A partir da prescrição o usuário pode adquirir o equipamento mais adequado para o seu dia a dia - Divulgação - lavita-ufpb

A equipe do Laboratório de Vida Independente e Tecnologia Assistiva (Lavita), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do projeto “Assista: tecnologia assistiva para crianças e adolescentes”, esta realizando prescrição de cadeiras de rodas para a população paraibana de forma gratuita. O projeto tem por objetivo proporcionar a melhor realização das atividades pessoais com qualidade de vida. Já que uma cadeira de rodas mal ajustada pode contribuir para fadiga, lesões e prejudicar a funcionalidade do usuário.

Para a prescrição ideal são levados em conta aspectos anatômicos, condições físico-motoras do paciente, condições cognitivas, como também em quais situações e locais a cadeira será utilizada. A equipe também observa o nível de independência da pessoa, tipo de transporte que usa, onde mora, acessibilidade dos ambientes que frequenta, entre outros fatores.

Uma vez realizada a prescrição, via Laudo para Procedimentos de Alta Complexidade (Apac), o responsável do laboratório ou o usuário se direciona à Policlínica Municipal Jaguaribe (Cais de Jaguaribe) com cópia do CPF, RG, comprovante de residência, laudo médico e o documento pessoal do responsável para solicitar a concessão da cadeira de rodas prescrita.

AGENDAMENTO 

O serviço é aberto para toda a comunidade e o agendamento do serviço pode ser realizado pelo e-mail [email protected]. O atendimento à população é realizado às quintas-feiras, no período vespertino. A prestação do serviço para servidores e discentes da UFPB se dá por meio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), localizado no Hall central da Reitoria da UFPB.


*Com Ascom/UFPB

Edição: Polyanna Gomes