Minas Gerais

DEMOCRACIA

Plenária do Plano Plurianual acontece em BH, nesta quarta-feira (12), no Sesc Palladium

Iniciativa de participação popular permite que população faça sugestões de prioridades para o governo federal

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Foto de plenária do governo Lula com centrais sindicais, em São Paulo - Foto: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

O governo Lula dá mais um passo, nesta quarta-feira (12), no planejamento das ações para os próximos anos, com participação popular. Às 18h, acontece a plenária de elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA), que vai incorporar as prioridades indicadas pela população para o período de 2024 a 2027.

O encontro acontece em Belo Horizonte e conta com a presença da ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, de Márcio Macêdo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.

As plenárias do Plano Plurianual já reuniram mais de 30 mil pessoas em 22 estados e no Distrito Federal. Há também um espaço online, a plataforma Brasil Participativo, em que cidadãos puderam apresentar suas propostas, que estão sendo votadas. A plataforma já tem 903 mil inscritos, mais 1 milhão votos e recebeu 6215 propostas da população.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Ao fim do processo participativo, a Secretaria-Geral vai sistematizar as contribuições da população e encaminhá-las à Secretaria Nacional de Planejamento. Posteriormente, essas contribuições passarão por uma análise das equipes técnicas dos ministérios e o plano deve ser entregue ao Congresso Nacional até 31 de agosto, juntamente com a Lei Orçamentária Anual.

A retomada das políticas de participação que tinham sido extintas pelos governos de Michel Temer (PMDB) e Jair Bolsonaro (PL) era uma das propostas de campanha do presidente Lula, conforme aponta Luiza Dulci, assessora da Secretaria-Geral da Presidência.

“É uma iniciativa do presidente Lula de colocar seu governo a serviço da população, rodando o país todo para fazer a discussão sobre quais são as prioridades nacionais, quais as demandas e os temas mais importantes que a população quer levar para esse próximo ciclo”, afirma.

A plenária desta quarta-feira acontece no Sesc Palladium, das 18h às 21h. O endereço e Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro de Belo Horizonte.

Edição: Larissa Costa