Paraíba

FÉRIAS ESCOLARES

Parque Arruda Câmara oferece atividades ambientais educativas nessas férias de julho na Capital

Programação da 'Bica' ocorre de 11 a 29 de julho e terá foco na educação ambiental através de oficinas, jogos e passeios

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Parque Arruda Câmara (A Bica) - Arquivo Secom/JP

As férias escolares já chegaram e o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) divulgou uma programação com atividades educativas e divertidas que acontecem de 11 a 29 de julho. A programação, voltada para crianças e adultos, terá foco na educação ambiental com oficinas, jogos ecológicos, atividades zoológicas, de terças-feiras aos domingos, nos turnos da manhã e tarde.

As atividades serão ministradas pela equipe de Educação Ambiental do Parque. Todas as atividades serão direcionadas para conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e toda a família pode participar. Os interessados devem se dirigir a área central do Parque e procurar os educadores ambientais.


Atividades acontecem durante todo o mês de julho / Arquivo Secom/JP

“A equipe da Educação Ambiental promove as Férias no Parque visando oferecer opções de lazer e diversão para toda a família, chamando a atenção dos participantes para a importância da preservação da fauna e da flora”, explica Rodrigo Fagundes, diretor do Parque. “Convidamos a todos para participar, se divertir e levar daqui os aprendizados sobre proteção ambiental”.

Além da programação de férias, os visitantes podem ver os animais, fazer piqueniques, brincar no parquinho infantil, pedalinhos, fazer caminhadas e passeios no trenzinho - que em seu percurso permite aos visitantes observar a mata atlântica - sendo uma experiência agradável e divertida para toda família.

SOBRE O PARQUE

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara é um oásis, um santuário ecológico encravado no Centro da cidade. São 26,8 hectares de resquício de Mata Atlântica. O parque, popularmente chamado de Bica, em virtude de uma fonte natural de água potável, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) desde 26 de agosto de 1980. O local abriga mais de 300 animais de aproximadamente 80 espécies, entre eles leões, araras, cobras, jacarés, incluindo animais ameaçados de extinção na natureza, como o macaco bugio-preto (Alouatta caraya), o macaco-galego (Sapajus flavius) e o gato-do-mato-pequeno.

COMO CHEGAR

O Parque da Bica está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger. Funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (a bilheteria encerra às 16h). O ingresso custa R$ 3,00 por pessoa. Entrada gratuita para pessoas de até sete anos de idade ou com mais de 65 anos.

- Orientações aos visitantes de acordo com as Normas de Conduta do Parque Arruda Câmara:

-Manter o silêncio durante a visitação para não perturbar o sossego dos animais:
-Não alimentar os animais;
-Utilizar as lixeiras para descartar os resíduos;
-Respeitar as áreas de segurança nos recintos dos animais que estabelecem um distanciamento seguro entre os visitantes e os animais para evitar acidentes.

PROGRAMAÇÃO DAS FÉRIAS DE JULHO 2023 - 11/07 a 29/07

Terça:
Jogos ecológicos (manhã)
Oficina vasos de garrafa pet (tarde)

Quarta:
Jogos ecológicos (manhã)
Atividades zoológicas (tarde)

Quinta:
Jogos ecológicos (manhã)
Oficina reciclagem de papel (tarde)

Sexta:
Jogos ecológicos (manhã)
Oficina de brinquedos com garrafa pet (tarde)

Sábado:
Jogos ecológicos (manhã)


*Com Prefeitura de João Pessoa

Edição: Cida Alves