Paraíba

ELAS PODEM!

Associação de Mulheres Empreendedoras promove empoderamento feminino em Mangabeira, na Capital

AMEM foi fundada no dia 10 de junho de 2023 e visa promover atividades formativas, políticas e culturais para mulheres

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Mulheres diretoras que compõem a AMEM - Divulgação

A Associação de Mulheres Empreendedoras em Movimento (AMEM) foi fundada no último dia 10 de junho de 2023 no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, com o objetivo de promover políticas públicas para as mulheres pessoenses com atividades dentro do aspecto formativo (cursos e capacitações), educativos (palestras), políticos (direitos da mulher), e culturais.  A AMEM visa, principalmente, o trabalho social voltado para a comunidade local através do apoio às mulheres que precisam de uma renda para cuidarem de suas famílias, serem inseridas no mercado de trabalho e diminuírem o risco de violências domésticas. 

"Nós vamos trabalhar com atividades para as mulheres através do empoderamento pelo trabalho, pela capacitação, pela renda extra, principalmente essas mulheres chefes de família, com filhos, que não tem como trabalhar; mulheres que sofrem com a violência e não conseguem deixar seus companheiros porque existe uma dependência financeira... enfim, vamos buscar apoiar e acolher essas mulheres através desses aspectos", explica a diretora administrativa da associação, Pollyanna Oliveira. 

APOIOS

A AMEM é composta, em sua maioria, por mulheres, a associação ainda não tem um espaço físico próprio, mas os trabalhos já estão começando a serem desenvolvidos. O vereador Marcos Henriques (PT), um dos apoiadores do projeto, diz que essas iniciativas de qualificação profissional e cultural são de extrema importância, principalmente para mulheres em vulnerabilidade social. 


Diretoria da AMEM junto ao vereador Marcos Henriques (PT), apoiador da associação / Arquivo Pessoal

"A maioria das mulheres, muitas das vezes, não podem sair de casa para se profissionalizar, para buscarem um emprego, uma renda, pois estão em situação de vulnerabilidade, sofrem violência doméstica ou possuem muitos filhos e não tem com quem deixar. O grande problema dessas mulheres é a falta de oportunidade, e nosso mandato sempre apoiou esse aspecto de impulsionar mulheres, de gerar oportunidade, de fazer com que elas melhorem a qualidade de sua vida. A AMEM vai além e promove o direito dessas mulheres, visando políticas públicas e desenvolvimento delas no mercado de trabalho", pontuou o vereador. 

MAIS ASPECTOS

Além do apoio às mulheres, a AMEM amplia suas atividades para crianças e adolescentes com deficiência, e também idosos da comunidade. A promoção de atividades educacionais, cursos e atividades lúdicas, ressaltam um compromisso com a qualidade de vida para esse público e das mulheres, quem em sua maioria, cuidam deles, como explica Pollyanna Oliveira.

"Nosso maior intuito é incluir, desenvolver, e melhorar a vida dessas mulheres, e tem esse público dos filhos delas, dos pais e mães delas, por isso a ampliação", afirma a diretora.

DIRETORIA 

A AMEM é formada por Teânia Gomes,diretora presidenta; Maria Julia Bezerra, diretora vice-presidenta; Bruna Campina, diretora secretária; Pollyanna Oliveira, diretora secretária adjunta; Everton Garcia,diretor financeiro; Tania Maria Lins, diretora financeira adjunta. 

CONTATO

Para mais informações entre em contato através do número (83) 98800-2763 

Edição: Cida Alves