Paraíba

CULTURA AFRO

Povos Tradicionais de Terreiros debatem economia solidária para a auto sustentabilidade, dia 11

Evento gratuito será realizado no Cristo Redentor, no Auditório Os Pioneiros - UEPB

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

Os povos tradicionais de terreiros estarão reunidos em um encontro para debater, através de palestras e oficinas, a importância da economia solidária para a auto-sustentabilidade do seu território, no próximo dia 11 de junho, a partir das 13h30, no Auditório Os Pioneiros - UEPB - Cristo Redentor.


Reprodução / Card: Reprodução

A iniciativa é uma ação do Instituto Capacitar de Direitos Humanos e Diversidade - ICDHD, em um convite ampliado - e gratuito - para todos os povos tradicionais de terreiros realizarem intercâmbio de saberes sobre desenvolvimento econômico, negócios e a inserção da comunidade.


Reprodução / Card: Reprodução

Conheça o e palestrante Daniel Pereira dos Santos - É Licenciado em História, com Pós Graduação (Especialização) em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável, e mestrando em Gestão Pública e Cooperação Internacional.

Fundador do INSTITUTO VOZ POPULAR (IVP), onde começou sua militância no movimento comunicação comunitária na Rádio Comunitária Voz Popular e ocupou os cargos de Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária da Paraíba (ABRAÇO-PB) e Coordenador de Formação da ABRAÇO BRASIL.Fundou o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR-UFPB), na Universidade Federal da Paraíba foi coordenador da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (INCUBES/UFPB).

Fundou o Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico e da Rede Paraibana de Bancos Comunitários. Sendo representante do BCD JB, na criação do Banco Nacional das Comunidades, organização que gere a Plataforma E-Dinheiro (Moeda Social Digital) da rede brasileira de bancos comunitários. Fez parte da reconstrução do Conselho Gestor do Centro de Formação em Economia Solidária do Nordeste (CFES-NE), onde atuou na reestruturação da Rede Paraibana de Educadores e Educadoras Populares em Economia Solidária.É o atual presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de João Pessoa.


Reprodução / Card: Reprodução

Palestrante sobre Economia Solidária, Rosângela Alves Bolte - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Sociologia - Kssel Universität (Alemanha, 2008). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, bancos comunitários, desenvolvimento sustentável, finanças solidárias e comunidades tradicionais.

 

 


 

Edição: Cida Alves