Rio Grande do Sul

NEGRITUDE

Dia da Moda Preta celebra afroempreendedorismo em Porto Alegre

Feira ao ar livre com apresentações culturais acontece na Rua da República, no bairro Cidade Baixa, das 14h às 22h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento contará com a participação de expositores locais do ramo da moda, artesanato e gastronomia - Divulgação

Porto Alegre recebe, neste sábado (10), o Dia da Moda Preta, uma feira ao ar livre que busca fomentar o afroempreendedorismo. O evento acontece na Rua da República, no bairro Cidade Baixa, das 14h às 22h.

O Dia da Moda Preta contará com a participação de expositores locais do ramo da moda, artesanato e gastronomia. Ao longo da tarde também haverá apresentação dos artistas Vinye Àtinúdá e Dj Fran Dias.

A iniciativa é uma realização dos coletivos Dia da Moda Preta, Conexão Afroteia e Narrativas Negras do Sul e conta com apoio da Besouro de Fomento Social e Hamburgueria Apolinário.

"Buscamos trazer para a Cidade Baixa toda a beleza, história e cultura da nossa negritude", ressalta Fernanda Farias, fundadora do Coletivo Conexão Afroteia.

A atividade é gratuita e aberta ao público. Em caso de chuva o evento será transferido.

Sobre a Besouro

A Besouro de Fomento Social surgiu com o propósito de expandir a metodologia By Necessity (EDA/DLLLB/BSB Nº 174/17), uma forma de ensino dos princípios básicos da administração criada pelo administrador Vinicius Mendes Lima e voltada para quem precisa empreender por necessidade. Em 14 anos de atuação, a instituição está presente em 27 países, atingindo o número de mais de 150 mil pessoas capacitadas e cerca de 105 mil negócios abertos anualmente.

Atualmente, a Besouro possui mais de 40 projetos, entre eles 'Mais Diversidade', voltado para migrantes e refugiados; 'Horizontes', que atende jovens indígenas; 'Desenvolve Mulher', com foco em mães solo; 'Dona do Meu Trampo', para mulheres vítimas de violência; e 'Reintegro', destinado a apenados em regime semi-aberto. Até 2030, o objetivo da Besouro de Fomento Social é estar em 90% dos municípios brasileiros e em mais de 100 países.


 

Edição: Marcelo Ferreira