Paraíba

HOMENAGEM

Cine Banguê exibe ‘Mostra Godard Eterno’ entre 5 e 15 de junho

O longa ‘O desprezo’ contará com exibição especial na próxima quarta (7), às 19h, quando haverá um debate sobre a obra

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Godard durante produção de um de seus filmes (França) - Getty Imagens

Dentro da programação do mês de junho do Cine Bangüe vai acontecer a Mostra Godard Eterno, exibindo cinco filmes do cineasta francês: ‘Acossado’, ‘A chinesa’, ‘O desprezo’, ‘O demônio das onze horas’ e ‘Alphaville’. As exibições de longas serão no período de 5 a 15 de junho. 

A Mostra Godard é realizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França, Institut Français e Aliança Francesa JP. Inclusive, o longa-metragem ‘O desprezo’ contará com uma exibição especial na próxima quarta-feira (7), quando haverá um debate em torno da obra. A sessão começa às 19h.

O Cine Banguê fica no espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). É possível efetuar o pagamento via PIX. Datas e horários das sessões podem ser verificados através do Instagram oficial @cinebangue.

Sobre Godard
 


Foto do francês ficou famosa por ter mostrado Godard imerso em seu ambiente de trabalho / Foto: Philippe Doumic (1960)

O cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard (1930-2022) foi um dos protagonistas do movimento francês conhecido como Nouvelle Vague, que era uma nova maneira de pensar o audiovisual, questionando muitos elementos do cinema tradicional francês e trazendo frescor e inovação tanto na forma quanto no conteúdo abordado. Godard dirigiu dezenas de filmes em uma carreira que durou mais de meio século. 

Pelo caráter inovador das suas obras que desafiavam as normas e os moldes do cinema comercial, o diretor que atingiu o sucesso internacional nas décadas de 60 e 70 se tornou uma grande influência para as gerações futuras. Os seus filmes ficaram conhecidos pelo seu caráter disruptivo e inovador. Entre as suas características se destacam os cortes abruptos, os diálogos singulares e os movimentos da câmera.O seu cinema também é marcado por vários momentos em que se quebra a quarta parede (interação direta com o púbico) através de olhares ou mesmo de monólogos direcionados para a câmera.

Atualmente, os filmes de Godard continuam sendo apontados como referências fundamentais para os apaixonados pela sétima arte.

Sinopses dos Filmes

‘Acossado’ é um filme de 1960, em preto e branco. Com classificação indicativa 14 anos, longa destaca Michel Poiccard, um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia, uma linda americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da Justiça.  

‘A chinesa’ é uma comédia de 1967 (em cores e com classificação indicativa 16 anos). Veronique (Anne Wiazemsky) é uma estudante francesa de filosofia que forma um grupo com mais quatro amigos da universidade para debater temas políticos e sociais. Adeptos do maoísmo, os jovens se cansam de teorizar e decidem partir para medidas mais extremas contra o que eles consideram injusto.

‘O desprezo’ é um drama realizado em 1963 e conta a história de Paul, um aspirante a dramaturgo, está dividido entre as ordens do diretor e do produtor em uma adaptação cinematográfica de Odisseia, de Homero. Quando é convencido pelo poder do dinheiro do produtor, Paul descobre que sua esposa Camille começa a desprezá-lo cada vez mais. Classificação indicativa 16 anos.

‘O demônio das onze horas’ é outro drama de Godard. Produção ítalo-francesa de 1965 é sobre Ferdinand, que – por impulso - abandona sua vida burguesa com a esposa e o filho para fugir com Marianne, uma antiga paixão. Perseguidos por bandidos estrangeiros, eles embarcam numa onda de crimes aleatórios, uma aventura louca envolvendo carros velozes, gângsteres misteriosos e um idílio mediterrâneo.

‘Alphaville’ mistura ficção científica e drama. Outra vez, uma produção franco-italiana de Godard. A população da cidade futurista de Alphaville é dominada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos. O agente Lemmy Caution é enviado à cidade com a missão de encontrar seu inventor, o Professor Von Braun, e convencê-lo a destruir a máquina.

Horários da Mostra Godard

ACOSSADO

10/06 - Sábado - 17h

14/06 - Quarta-feira - 20h30

A CHINESA

08/06 - Quinta-feira - 20h30

12/06 - Segunda-feira - 20h30

O DESPREZO

07/06 - Quarta-feira - 19h + debate

13/06 - Terça-feira - 20h30

O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS

06/06 - Terça-feira - 20h30

11/06 - Domingo - 18h

ALPHAVILLE

05/06 - Segunda-Feira - 20h30

15/06 - Quinta-feira - 20h30

 

Edição: Polyanna Gomes