Paraíba

MAGISTÉRIO EM LUTA

Professores potiguaras reivindicam criação da categoria na Paraíba

Indígenas exigem educação específica e diferenciada para os povos originários

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Professores da etnia potiguara em luta pela regulamentação da categoria na Paraíba. - Reprodução

A última segunda (08) foi dia de luta dos povos indígenas potiguaras da Paraíba em torno da educação específica para a etnia. Professores Indígenas, Funcionários das Escolas, Caciques, Lideranças e apoiadores do movimento indígena estiveram na sede do Centro Administrativo Estadual, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, para reivindicar a criação da categoria Professor Indígena, pagamento do Piso Salarial dos Professores e melhores condições de trabalho nas escolas indígenas. 


Professores potiguaras em frente a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. / Reprodução

"Dessa forma, foi criada uma agenda, com prazos, para a elaboração do PCCR, apresentação do PCCR do magistério Indígena e envio da proposta à ALPB", se pronunciou a Organização dos Professores Indígenas Potiguara (OPIP), através de uma rede social.


Professores potiguaras em luta pela categoria. / Reprodução

"A luta por uma educação Indígena específica e diferenciada é uma luta do povo Potiguara e de todos os povos Indígenas no Brasil", completou a OPIP.

A Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) também se pronunciou a respeito da luta dos potiguaras. "A educação escolar indígena é de suma importância para a valorização das memórias históricas e ciências tradicionais do povo e para a reafirmação de sua identidade étnica.
A luta da educação é uma luta de todo o povo Potiguara. Não há desenvolvimento sem a garantia dos direitos dos povos indígenas", afirmou a APOINME.


Potiguaras dançam o toré na luta pela educação indígena na Paraíba. / Reprodução

A entrada da sede da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba foi ocupada por dezenas de professores potiguaras, que dançaram o toré, ritual sagrado e que marca as lutas e a mobilização do povo potiguara, reivindicando a criação da categoria de Professor Indígena. Esta é uma pauta que existe há mais de 20 anos, e que inclusive já está legalizada em outros estados brasileiros, no entanto, aqui na Paraíba, ainda não é efetivada.


Professores potiguaras na luta pela efetivação da categoria no estado da Paraíba. / Reprodução

Além da criação da categoria Professor Indígena, o dia de mobilização pela educação indígena, também trouxe como pauta a reivindicação do pagamento de piso salarial de professor e a criação de uma Secretaria e/ou Gerência da Educação Escolar Indígena na Paraíba, assim como, a necessidade de elaboração de um plano de Cargo e Carreira específico e diferenciado para o docente indígena, como é garantido na Lei e Diretrizes e Base da Educação, a LDB.


Pauta de reivindicações foi entregue à Secretaria de Educação da Paraíba e ao Governo do Estado. / Reprodução

Após 5 horas de negociação, a Secretaria de Educação do estado e o Governo da Paraíba se prontificaram em atender às reivindicações da categoria professor indígena.

Edição: Heloisa de Sousa