Paraíba

CULTURA POPULAR

I Encontro de Povos de Terreiro da Paraíba acontece dia 15/04, em João Pessoa

Com tema ‘Respeito por Iemanjá, a Rainha do Mar', edição tem foco na mobilização à reconstrução da estátua de Iemanjá.

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Primeira edição celebra a valorização da cultura e o combate à intolerância religiosa, com foco na mobilização pela reconstrução da estátua de Iemanjá. - Arte Divulgação

O I Encontro de Povos de Terreiro na Paraíba acontece no dia 15 de abril, das 12h às 19h, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena , em João Pessoa. Com o tema ‘Respeito por Iemanjá, a Rainha do Mar’, o evento busca debater, celebrar e construir estratégias para a valorização da cultura e combate ao racismo e intolerância religiosa. 

Esta edição tem como foco a mobilização pela imagem de Iemanjá, em João Pessoa, símbolo da luta pelo respeito à diversidade cultural e religiosa na Paraíba, mas que está danificada há mais de sete anos. A estátua foi vandalizada em 2013 e em 2016, e permanece sem a cabeça e sem as mãos até os dias de hoje.


Primeira edição celebra a valorização da cultura e o combate à intolerância religiosa, com foco na mobilização pela reconstrução da estátua de Iemanjá. / Arte Divulgação

☑ NÃO À INTOLERÂNCIA! Mulheres de Terreiro e Mulheres Negras vão às ruas exigir restauração da Estátua de Iemanjá

"Com esse objetivo, o encontro vai reunir as Comunidades Tradicionais de Terreiro (CTTro), pesquisadores, representantes do poder público e simpatizantes da causa, moradores da Paraíba e de estados vizinhos", informa a organização. 

A programação contará com palestras sobre o respeito e preservação do patrimônio cultural religioso de João Pessoa e o papel do MPF nessa luta, bem como na garantia dos direitos dos povos de terreiro. Além disso, o I Encontro de Povos de Terreiro na Paraíba terá apresentações culturais, a Feira Preta, com artesanato, gastronomia e outros produtos de empreendedoras negras, assim como serviços de saúde e terapias integrativas. 

O evento é gratuito, com inscrições online, por meio do Sympla. Aqueles que não conseguirem se inscrever com antecedência, poderão fazer o credenciamento no local do encontro. 

REALIZAÇÃO

O I Encontro de Povos de Terreiro na Paraíba é realizado pela Federação Cultural Paraibana de Umbanda, Candomblé e Jurema (FCP Umncaju) e conta com apoio do Ilê Axé Xangô Ogodô, Templo dos Doze Reinados da Jurema Santa e Sagrada, Associação de Juremeiros e Benzedores Reino do Bom Florar, Museu Paraibano da Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Associação Maracatu Nação Pé de Elefante, Macumba Estúdio Criativo, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba. 

Programação 

12h - Credenciamento
13h - Mesa de abertura com lideranças religiosas e do poder público
13h40 - Imagem de Iemanjá: um panorama histórico e apresentação do Abaixo Assinado
14h - Orientações na luta por Direitos aos Povos de Terreiro com o Procurador Geral da República Dr. José Godoy (MPF)
14h45 - Entrega das homenagens
15h - A oralidade na história dos Encantados - Contação de Histórias (com o MUPAI e Edeuza Molla)
15h20 - Grupo de Capoeira Pena Branca
16h - Seu Zé Quer Coco
16h40 - Organização para saída ao Largo da Gameleira
17h - Saída ao Largo da Gameleira
17h30 - Maracatu Nação Pé de Elefante (Tambaú - Largo da Gameleira), panfletagem sobre a imagem de Iemanjá e colheita de assinaturas no Abaixo Assinado
18h10 - Louvação à Iemanjá
18h30 - Retorno ao Centro Cultural de Mangabeira


*Informações Assessoria do Encontro
 

Edição: Cida Alves