Paraíba

Coluna

O alcance das expressões artísticas

Imagem de perfil do Colunistaesd
Show de Chico César e Geraldo Azevedo no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa - Arquivo Pessoal
"Uma das invenções mais espetaculares da humanidade é a arte"

Por Nelcimar Rodrigues

Uma das invenções mais espetaculares da humanidade é a arte. A capacidade que o ser  humano tem de tocar um instrumento musical, recitar uma poesia, interpretar textos, fazer versos e prosa, tornam a vida muito mais interessante e agradável. Tive a oportunidade de experimentar um final de semana incrível, onde pude desfrutar dessa surpreendente invenção humana, testemunhando grandes artistas que compartilharam suas 
obras de maneira poética, lúdica e com uma sensibilidade, que somente esses seres mágicos, conseguem colocar em suas manifestações artísticas.

O ator Fernando Teixeira lançou a sua autobiografia intitulada Trás Ontonte, que narra a trajetória deste espetacular intérprete da alma humana e um exímio diretor de teatro, que pauta a sua vida, demonstrando que a arte é plena, eletrizante, dramática, palpitante e esplêndida. Colocar no papel as partes significativas da sua vida e torná-las públicas, exige coragem, maturidade, desprendimento e muita humildade. 


Autobiografia de Fernando Teixeira / Divulgação


A Paraíba, o Nordeste e o Brasil têm um privilégio enorme de ter grandes artistas, que transformam o nosso cotidiano muito mais leve e graças a arte, podemos enfrentar os desafios que a vida nos revela, de forma mais positiva e o Fernando Teixeira, contemporâneo de Ednaldo do Egyto, Ariano Suassuna, Zezita Matos, Marcélia Cartaxo, dentre outros, é a prova de que a gente não só quer comida, a gente quer diversão e arte!

E caminhando pela aventura das artes, eis que me deparo com um show inesquecível, que  mostra a potência do Amor. Refiro-me ao espetáculo Violivoz, protagonizado pelos excepcionais Geraldo Azevedo e Chico César. Dois artistas incríveis que se uniram para fazer uma apresentação de arte profética, política, musical e uma verdadeira declaração de amor ao Amor das pessoas, para as pessoas, com as  pessoas e para a natureza. Vendo aquelas duas entidades artísticas no palco, faz com que você pense, que os dois são irmãos siameses, com um entrosamento tão significativo, que temos dúvidas onde começa o Chico e termina o Geraldo, de tão afinidade entre os dois. A qualidade e a habilidade que os dois têm com os seus instrumentos musicais é tão maravilhosa, que o nosso corpo fica entorpecido de tamanha felicidade, que as quase 2h30 do show passa de forma tão rápida, que fica difícil ir embora do local, sem pedir pelo menos mais uma apresentação.

A expressão artística que Chico César e Geraldo Azevedo fazem nesse show, não é apenas musical, mas sim verdadeiras orações e preces, mostrando o quanto o Amor é necessário nas nossas vidas e como a gente gosta de estar em ambientes onde o Amor é o tema central! Poder presenciar apresentações de tanta qualidade e com tantos artistas brasileiros e nordestinos é um privilégio que toda a nação deveria ter. É por isso que é muito importante continuarmos lutando pela Democracia de forma ativa, para que todo o nosso povo, também possa experimentar e sentir o efeito das artes em suas vidas!

Que venham as próximas oportunidades de viver sob o efeito das artes!!

Redes Sociais: Twitter: @brejocultural / Instagram: @nelcimar1203

Edição: Polyanna Gomes