Paraíba

Coluna

Movimento estudantil Ocupa UFPB promove roda de diálogo no curso de direito em Santa Rita

Imagem de perfil do Colunistaesd
Roda de Diálogo Estudantil no curso de Direito em Santa Rita. - CAMM
"Qual Direito que a gente lê e a gente concorda?”

Por Rita Lira* e Victor Martins**

 

Na última quinta-feira, dia 02 de março deste ano, foi realizada uma roda de diálogo sobre movimento estudantil e a conjuntura política na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A roda sucedeu uma Aula Magna sobre a crise democrática brasileira, que contou com a participação das convidadas Ana Lia Vanderlei de Almeida, Professora Doutora em Direito, e Heloisa de Sousa, jornalista e Doutora em Ciências Sociais. Ambas as atividades compõem a programação da semana de integração promovida pelo Centro Acadêmico Manoel Mattos (CAMM) do curso de Direito da UFPB em Santa Rita.
 


Aula Magna no curso de direito em Santa Rita / CAMM


Na roda de diálogo, contou-se com a presença do Ocupa UFPB, que se denomina enquanto movimento estudantil combativo e autônomo que luta por uma universidade pública de qualidade, democrática e para todes. Estudantes como Gabriella Kollontai, Odara Moraes e Rita Lira, foram algumas das diversas vozes que se somaram ao momento para discutir e organizar uma rearticulação do movimento estudantil na UFPB face à crise de autonomia desde a nomeação do reitor-interventor, Valdiney Gouveia.
 


Gabriella Kollontai, Odara Moraes e Rita Lira na Roda de Diálogo Estudantil. / CAMM

 

Levantando provocações como “Que Direito a gente quer?”, “Que Direito a gente lê?” e "Qual Direito que a gente lê e a gente concorda?”, a estudante Rita Lira ressalta a importância de se criar um diálogo com o curso de direito para debater sobre como o âmbito jurídico pode se posicionar, sobretudo, no contexto de perseguição e de criminalização da militância estudantil. 

Já a estudante Odara Moraes traz à tona a lembrança da ocupação que ocorreu na frente da reitoria da UFPB em defesa da autonomia universitária e em favor das políticas de assistência para a permanência estudantil, ressaltando a urgência de ações concretas na atual conjuntura político-institucional. Ela também destaca a construção, por parte do movimento autônomo estudantil através do Comitê de Autonomia da UFPB e em parceria com diversas organizações populares, do Dossiê contra a intervenção na UFPB, que traz diversos fatos sobre a (in)gerência na respectiva universidade e pede que o Conselho Universitário (CONSUNI) paute o documento e destitua Valdiney Gouveia do seu cargo. Odara ressalta que o Dossiê não chegou ainda a ser pautado, mesmo tendo sido construído e apresentado desde 2021, e afirma que a próxima reunião do CONSUNI no dia 22 de março tem por objetivo realizar tal discussão, através da luta dos/as estudantes, professores/as e técnicos/as-administrativos, que pressionam o conselho.

Por fim, a estudante Gabriella Kollontai conecta as falas trazendo à tona o papel dos Centros Acadêmicos (CA), dos Diretórios Acadêmicos (DA) e, especificamente, do Diretório Central Estudantil (DCE). De acordo com ela, a última eleição para o DCE ocorreu em 2019 e desde então o órgão vem demonstrando ser insuficiente na realização de suas atribuições, faltando transparência e comprometimento para com o corpo discente no geral. Recentemente, foram realizadas reuniões extraordinárias do Conselho de Entidades de Base Estadual (COEBE) para convocar uma nova eleição para o DCE, a partir da aprovação de um regimento eleitoral e da formação de uma comissão eleitoral. Esse é o momento para aliar teoria e prática, com fito a construir uma universidade pública autônoma, plural, democrática e de qualidade!

PARA SABER MAIS
Dossiê da Intervenção na UFPB. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zPzYTjOywssY0tqa2oiyUbWkHBZgcUpj/view?fbclid=PAAaY6n1VSS1pNXmJiSrdy54mH6Zt2kajxRI9YV36rTiJWGSQO1sGtQle1ySU.


*Rita Lira é discente no Mestrado em Geografia do PPGG-UFPB, colaboradora do Centro Acadêmico de Geografia e membro da Ocupa UFPB.

**Victor Martins é discente do curso de Direito da UFPB em Santa Rita e Coordenador Geral do Centro Acadêmico Manoel Mattos (CAMM).

Edição: Maria Franco