Paraíba

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Feira de Economia Solidária – EcoParaíba  2023 vai ocorrer nos próximos dias 10 e 11 de março

Iniciativas de 20 Empreendimentos Econômicos Solidários protagonizados por mulheres dos mais diversos segmentos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto Reprodução

A Feira de Economia Solidária – EcoParaíba  2023 vai ocorrer nos próximos dias 10 e 11 de março, no pátio em frente ao Centro Turístico de Tambaú, das 16h às 21h. 

O evento tem o propósito de fomentar e dar visibilidade a iniciativas de 20 Empreendimentos Econômicos Solidários protagonizados por mulheres dos mais diversos segmentos (artesanato, habilidades manuais, gastronomia, terapias holísticas, etc) de diversas cidades e regiões da Paraíba. Elas irão expor a diversidade e enormidade de produtos da Economia Solidária Paraibana.

Esta é uma ação da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES/SEDH) por meio do Centro Público Estadual de Economia Solidária – EcoParaíba em conjunto com os Empreendimentos Econômicos Solidários como parte da programação das atividades em alusão ao mês das mulheres.

Desigualdades de gênero

As mulheres são a maioria (52%) da população na sociedade brasileira. São elas também as que estão nos postos de trabalho menos valorizados, com menores salários. Como forma de superar essas precariedades muitas se organizam em cooperativas, associações, grupos de produção coletivo.

Esta ação das mulheres (re)coloca na pauta da esfera econômica econômica e do trabalho produtivo, às necessidades da reprodução humana, dos cuidados e do trabalho doméstico,
incorporando a dimensão da participação e priorizando os aspectos sociais da vida, associativos e solidários ao lucro. Esta ação contribui fundamentalmente com o desenvolvimento da Economia Solidária no Brasil como atividade econômica concreta, como movimento social e como política pública dentro de uma estratégia de construção de um outro modelo de desenvolvimento.

Além da comercialização também haverá atividades culturais com apresentações musicais, atividades educativas e de conscientização com palestras acerca do papel da mulher no âmbito da economia solidária, saúde mental da mulher, entre outras. Será uma grande celebração que vai mostrar que na Economia Solidária elas tem um espaço onde enxergam a sua força coletivamente e entendem que: “Existem Mulheres Fortes e Mulheres que Ainda Não Descobriram a Sua Força” 


 

Edição: Polyanna Gomes