Paraíba

SEM DIÁLOGO

Servidores de Bayeux realizam ato silencioso durante segundo dia de greve

Sintramb/PB afirma que não está acontecendo diálogo com a prefeitura

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Servidores Municipais de Bayeux durante ato silencioso em segundo dia de greve - Divulgação - Sintramb

Nesta quinta-feira (2), durante o segundo dia da greve dos servidores municipais de Bayeux (PB), foi realizado um ato silencioso em frente ao Hospital Materno do município. Os trabalhadores estavam com cartazes que sinalizavam que a greve estava ocorrendo. Também aconteceu atos silenciosos de intervenção e reinvidicação em escolas e algumas unidades de saúde da família.

Os servidores continuam reclamando da falta de diálogo com a gestão municipal que não busca o movimento grevista para debater soluções e propostas. O BdF-PB procurou a assessoria da Prefeitura Municipal de Bayeux que informou através de uma nota que:

O município de Bayeux está dialogando com a categoria, inclusive a presidente do sindicato e o jurídico foram pessoalmente ao gabinete na quinta-feira (23/02) para tratar das reinvindicações, sendo recebidos pelos procuradores do município. 
Além disso, a gestão está fazendo os estudos necessários para desenvolver o diálogo e solucionar os pleitos da melhor forma possível!
Ontem (01/03) recebemos todos os representantes novamente, na frente da prefeitura, estavam presentes o procurador geral, ladeado do presidente da câmara, para dialogar novamente e ouvir os pleitos que foram passado para tentar aproximar ambas as partes numa construção de uma solução boa para todos”
.

A Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Bayeux (Sintramb-PB), Germana Vasconcelos, nega a informação da assessoria e afirma que não teve nenhuma reunião com a gestão.

“Não aconteceu nenhuma reunião, apenas encontramos o procurador na entrada da prefeitura e pedimos que ele conversasse com a prefeita. Não houve diálogo de sentarmos juntos e pensarmos solução e negociação com os servidores. O que aconteceu foram conversas em frente a sede da prefeitura onde entregamos demandas e pedimos que eles levassem o nosso recado até a prefeita para que encontrasse e marcasse um horário para realizar essa reunião e diálogo com os servidores”, afirma Germana. 

O Brasil de Fato Paraíba tentou entrar em contato com a Prefeita Luciene Gomes e o Procurador-Geral do Município, Delosmar Mendonça, mas não obtivemos respostas. 

SOBRE A GREVE

O indicativo de greve por tempo indeterminado dos servidores públicos municipais de Bayeux aconteceu no dia 26 de janeiro de 2023, com a presença de todas as categorias. Os trabalhadores cobram para que a Prefeitura Municipal de Bayeux dê respostas sobre as condições de trabalho e congelamentos salariais.

A greve teve início nessa última quarta-feira, dia 1 de março. O Sintramb pontuou que haverá manutenção dos serviços com quadro de 30% dos servidores em atividade para que a população não seja atingida. 

O Sindicato explica que a Greve Geral é uma medida necessária e urgente. "É pela população também que os servidores estão na luta. Por melhorias nos atendimentos dignos na saúde, educação, segurança, infraestrutura. É uma medida urgente para a prefeitura negociar e os servidores voltarem às atividades. Nossas reivindicações são importantes e direitos nossos”, esclarece Germana Vasconcelos, presidenta do Sintramb.

Essas são algumas das reivindicações:

- Reajuste para categoria de fiscais, que não recebem aumento desde 2017;
- Reajuste na área da saúde. Profissionais estão há nove anos sem aumento.  Dentre eles: técnicas, enfermeiras, dentista, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas.
- Pagamento de incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Categoria está há três anos sem receber o benefício;

Edição: Cida Alves