Rio Grande do Sul

BIODIVERSIDADE

Fim de semana de Carnaval terá feira de economia solidária no Litoral gaúcho

Com produtos agroecológicos e artesanais, a edição de verão vai acontecer nas proximidades das cascatas de Maquiné

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento é organizado pelo coletivo de feirantes e moradores, com apoio da prefeitura municipal - Foto: Dilton de Castro

Quem for passar o Carnaval no Litoral Norte poderá aproveitar a Feira da Biodiversidade e Economia Solidária de Maquiné. O evento está marcado para o próximo sábado (18), no distrito da Barra do Ouro, distante 15 km do centro da cidade, seguindo-se pelo caminho da ERS 484. Mais exatamente na Rua do Comércio em frente ao salão paroquial. É promovido por um coletivo de feirantes e moradores, com apoio da prefeitura local.

Na feira, estarão produtores agroecológicos e artesanais, trazendo alimentos como o açaí da palmeira juçara, que é produzido na região, artesanato Mbyá Guarani (com a presença dos povos indígenas das aldeias de Maquiné), cerveja artesanal (feita no município), biocosméticos, fitoterapia, presentes e moda sustentável, sementes e mudas, terapias alternativas, livros, lançamentos de literatura e música e muito mais. Segundo a organização “é uma festa de bem viver”.

Mata Atlântica

A edição também vai permitir que os visitantes conheçam um pouco mais de perto as paisagens do município que traz a biodiversidade natural a cada quilômetro podendo, inclusive, se refrescarem em um banho de rio ou de cascata.

Maquiné é o município do Rio Grande do Sul que concentra uma grande área protegida com remanescentes de Mata Atlântica. Notam os organizadores que a floresta detém a maior biodiversidade do planeta, o que inspirou a Feira da Biodiversidade e EcoSol. Observam que, além de propor o consumo responsável, “é um grande encontro para celebrar a vida "sociobiodiversa", fomentar reflexões acerca da natureza, da vida em comunidade, da equidade, da diversidade cultural, étnica e de gênero, e sobre como podemos viver melhor em sintonia com o meio”.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira