Paraíba

CULTURA POPULAR

V Encontro de Foles e Sanfonas na Paraíba acontece nos dias 02, 03, 04 e 05 de fevereiro, em JP

Folistas e sanfoneiros de vários lugares do Brasil, numa programção recheada de trocas de saberes e apresentações

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

O V Encontro de Foles e Sanfonas na Paraíba acontece nos dias 02, 03, 04 e 05 de fevereiro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (João Pessoa - PB). O evento é uma realização da Associação Balaio Cultural em parceria com o Instituto Cultural Vale, e tem entrada gratuita.

O encontro visa preservar a cultura do fole de oito baixos e da sanfona tradicional. Além de folistas e sanfoneiros de vários lugares do Brasil, haverá a presença de convidados internacionais, numa programação de mesas redondas, oficinas, palestras e apresentações culturais.


IV Encontro de Foles e Sanfonas na Paraíba - 2018 / Foto Reprodução

Com informações sobre temas pertinentes ao universo destes instrumentos, será uma oportunidade de contribuir para a preservação deste que é um notório patrimônio cultural imaterial brasileiro. 

Os organizadores também realizarão palestras com o tema “O que é o forró?” em escolas públicas do estado, colaborando ainda mais com o objetivo principal do evento que é fortalecer a cultura da sanfona.

Ingresso Oficinas, Mesas e Palestras - Esta modalidade de ingresso dá acesso a toda programação diurna do evento. Porém, cada atividade específica possui sua limitação de público. Para garantir vaga em cada uma delas, o participante deverá chegar com antecedência e se dirigir ao local da atividade. Após lotação, não será possível participar da atividade, mesmo com ingresso em mãos. Com exceção apenas da Reunião de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró  que possui um ingresso exclusivo para esta atividade.


IV Encontro de Foles e Sanfonas na Paraíba - 2018 / Foto Reprodução

Ingresso Show - Esta modalidade de ingresso dá acesso aos shows  em dias específicos na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. ( Lotação de 500 pessoas por dia)    


IV Encontro de Foles e Sanfonas na Paraíba - 2018 / Foto Reprodução

Ingresso Reunião de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró - Destinada a músico(a)s, compositore(a)s, instrumentistas, dançarino(a)s, produtore(a)s culturais, trabalhadore(a)s e amantes do forró. Este ingresso dá acesso exclusivo para esta atividade que irá ser realizada no dia 02/02/2023 das 14h as 17h. 

Para mais informações:

Link para programação completa:

https://drive.google.com/file/d/1RrC_emTpZqUsTlH6FKSEFwctFelpUVbY/view

No instagram: @balaio_nordeste e @encontrodefolesesanfonas

 

 

 

Edição: Maria Franco