Rio Grande do Sul

DESPROTEGIDOS

Sindicato dos Bancários critica fim dos protocolos contra covid-19 no Banrisul

Federação enviou ofício ao banco pedindo cancelamento da nova normativa, lançada em meio a aumento de casos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Banrisul irá definir a melhor forma de operacionalização e divulgará a data a partir da qual estarão disponíveis os pedidos de prorrogação dos débitos - Divulgação

Uma nova normativa interna do Banrisul enviada aos trabalhadores do banco na semana passada alterou os protocolos para combate à covid-19. A flexibilização das medidas de segurança em meio ao aumento de casos da doença com a chegada das subvariantes é criticada pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS).

Entre as medidas que já estão sendo colocadas em prática pela diretoria do banco, segundo o sindicato, estão a retirada das barreiras acrílicas das estações de trabalho, a remoção das marcações de distanciamento interpessoal nas filas e das faixas de não-utilização de assentos e longarinas. Também foi anunciado o encerramento do acompanhamento de casos relacionados ao coronavírus, sejam eles suspeitos ou confirmados e solicitada a remoção dos cartazes informativos que tratam da ocupação máxima dos ambientes e das medidas protetivas contra a doença.

Na tarde desta quinta-feira (17), a Fetrafi-RS enviou um ofício ao banco solicitando o adiamento da retirada das barreiras acrílicas, anulação da determinação de retorno das gestantes ao trabalho presencial, e a manutenção do ressarcimento de exames de covid-19 dos funcionários, tanto em casos detectados, quanto nos suspeitos de contaminação pelo vírus.

Para a diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, que é membro da Comissão de Saúde bipartite do Banrisul, a retirada das proteções de acrílico é desnecessária e pode gerar um custo extra ao banco. “Além de não fazer sentido do ponto de vista da proteção à saúde, não faz também do ponto de vista econômico. Mais na frente pode ser necessário recolocar a proteção para evitar não só a covid, mas várias outras doenças virais”, pondera.

Raquel explica que o objetivo do ofício enviado ao Banrisul é a revogação da nota técnica circulada pelo banco, inclusive no que diz respeito ao ressarcimento dos testes. “Isso é grave, porque pode desestimular as pessoas a realizarem os testes quando estiverem com sintomas e isso ter consequências para a sua saúde, dos colegas e dos clientes”, finaliza.

Para a secretária-geral do SindBancários, Sílvia Chaves, é necessário questionar o Banrisul do porquê da revogação da normativa anterior, uma vez que a pandemia ainda não acabou e o momento epidemiológico vivido pelo Rio Grande do Sul ainda aspira cuidados. “Em momentos anteriores, quando em razão da vacinação e dos protocolos seguidos de forma eficaz, tivemos a pandemia amenizada, o banco não teve essa postura de abertura dos protocolos de segurança”, critica.

“Neste momento, onde temos uma sinalização do governo gaúcho recomendando que as medidas de proteção contra o vírus sejam retomadas, o banco vai na contra mão da lógica, solicita que colegas e clientes fiquem desprotegidos, cancelando as medidas protetivas e enfraquecendo ainda mais os protocolos sanitários dentro das agências”, enfatiza a dirigente sindical.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira