Paraíba

ELEIÇÕES 2022

Comitês Populares de Luta se reuniram nesta terça (4) para organizar campanha do segundo turno

Atividades começam hoje (5) na Pça da Paz e em Mangabeira no sábado (8)

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reunião Comitês Populares de Luta - Foto: Reprodução

A batalha do segundo turno das eleições já começou. Uma plenária ampliada com todos os Comitês Populares de Luta da Grande João Pessoa aconteceu na noite desta terça-feira (4), no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa.


Gilmar (MST) / Foto: Arquivo Pessoal

O objetivo da reunião, que contou com cerca de 200 pessoas, foi discutir estratégias para eleger Lula presidente no segundo turno ampliando a votação no estado da Paraíba, principalmente na região metropolitana da capital.


Fernando Cunha (Adufpb) / Foto: Reprodução

O debate principal se deu em torno de estratégias e estrutura. Foram convidadas, além dos comitês, candidatas que trouxeram sua visão do processo, de partidos e movimentos sociais. 


Foto: Arquivo Pessoal

Duas principais coordenações foram criadas: estrutura e coordenação, além de uma agenda de atividades que já começou a ser construída para as próximas quatro semanas, com o intuito de dialogar com a população. São caminhadas, visitas às casas, distribuição de material, e a importância de dar uma maior visibilidade à campanha de Lula, usar os adesivos, cores e bandeiras para que as pessoas possam visualizar o apoio que ele tem. 

Jackson Macedo (PT) / Foto: Arquivo Pessoal


“A ideia é que, com esses comitês, possamos organizar atividades para as próximas semanas. Então, já temos uma agenda grande, e a gente quer que todos participem das atividades”, afirma Felipe Proença, do Comitê de Saúde e Educação.

Uma outra discussão que despontou foi acerca da questão do apoio a João Azevedo.

“Ficou para decisão de cada um dos comitês, internamente, porque como a reunião foi convocada logo depois do primeiro turno, nem todos os comitês tiveram tempo de discutir posicionamentos. Alguns já sinalizaram algum tipo de apoio, mas ficou de cada um discutir sua posição e depois levar, em um outro momento, uma decisão geral de todos os comitês”, explica Felipe Proença.

Como primeira atividade, hoje (5) está marcada uma mobilização, às 17h, na Praça da Paz, nos Bancários. Também haverá uma caminhada no sábado, em Mangabeira, com horário e trajeto ainda por confirmar.

Foto: Arquivo Pessoal

A próxima reunião ampliada dos Comitês ainda será marcada.

Falas dos Comitês

“A gente precisa mostrar que estamos com Lula. O que a gente viu nos locais de votação, no primeiro turno, foi a galera ainda escondida, sem visual de campanha, e todo mundo do outro lado, de verde e amarelo. Então, a gente tem que ganhar essa eleição botando visual na rua, com material de lula, e no primeiro turno, a gente ficou atrás de material e não tinha. A gente precisa de material, adesivo, visual, bandeira, dinheiro para manter os comitês abertos. E a gente precisa levantar a cabeça e ter certeza de que nós precisamos tomar os rumos do Brasil em nossas mãos. Temos tudo para ganhar, só faltou dois por cento, e o que a gente precisa é dialogar com o povo pois João Pessoa teve a maior votação de Bolsonaro no nordeste”, falou Heloisa de Sousa (Coletivo Nossa Voz).


Heloisa de Sousa (Nossa Voz)/ Foto: Reprodução

“Para derrotar o fascismo só tem um caminho: organizar a classe trabalhadora e fazer trabalho de base, ir para o meio do povo, nas periferias. Então, de 13 maneiras vamos para a frente, animados e firme porque fascista não mete medo na gente, não. Eles é que tem que ter medo da gente!”, disse Gilmar (MST).

“A gente surge como uma mulher lésbica, negra, periférica, sem flexionar momento nenhum, nenhum desses marcadores sociais, nenhum dos conteúdos do campo de esquerda. Eu obtive aqui o maior número de votos que todos nós podemos ter, eu sou a mais votada nesta área mais bolsonarista. Lula na presidência da república porque ninguém aguenta mais quatro anos do que a gente está vivendo agora. É Lula, é Lula a prioridade de tudo isso”, Estela Bezerra (PT).

Foto: Manoel Junior / Arquivo Pessoal

"Esta foi, disparadamente, a eleição mais difícil para nós, do nosso campo, nos últimos tempos. Eu particularmente me arrisquei numa eleição para o Senado da República compreendendo todas as dinâmicas partidárias aqui no estado da Paraíba, e estou muito honrado pelos mais de 10 mil votos que nós obtivemos aqui, fortemente potencializado pelo prestígio que o PSOL tem na Paraíba. E o pessoal  vai com tudo, com as suas forças e as suas energias para capturar cada um dos votos que precisam ser capturados para que no dia 30 de outubro, todos estejamos celebrando a vitória do Presidente Lula, e nós do PSOL não arredaremos o pé”, anunciou Alexandre Soares (PSOL).


Reprodução / Foto: Foto: Arquivo Pessoal


“Precisamos ir para Mangabeira e para os bairros tomar conta de João Pessoa. Como disse a companheira Estela, é ter o espirito de derrotar o fascismo, como disse a companheira Cida, é isso que vai nos fazer ganhar essa eleição, é ir pra a rua sem medo. Botar o vermelho no carro, no chapéu, na blusa e botar Lula presidente e encarar de frente cada bolsomínion e dizer eu sou Lula presidente, nós vamos mudar o Brasil e derrotar o fascismo. Chega de ficar quietinho para não ser incomodado, chega de ficar quietinho com medo de levar porrada. Vamos pra cima, para eleger o Lula na paz, na luta e na guerra, se for necessário!”, Nelson Júnior (PSOL).

 

 


 

Edição: Cida Alves