Paraíba

PESQUISA IPEC

Índice de intenções de voto em Lula sobe para 61% na Paraíba

Porcentagem de paraibanos que consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo cresce para 54% em setembro

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Pesquisa Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 37 municípios paraibanos - Pedro Stropasolas

Pela segunda vez a pesquisa do Ipec confirma a preferência do eleitorado paraibano pela candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas Eleições 2022.

Se no primeiro levantamento, realizado em 29 de agosto, Lula tinha 58% das intenções de voto, na pesquisa divulgada na última quinta-feira (22) o petista segue na liderança, mas agora com 61% das intenções de voto, confirmando o desejo de paraibanos e paraibanas de eleger Lula ainda no primeiro turno.

Nesta segunda pesquisa, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 25% das intenções de voto no estado, apenas um ponto percentual a mais que na pesquisa de agosto. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro, com 3% (na anterior havia registrado 6%), e as candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem ambas com 1%. De acordo com a margem de erro, Ciro, Tebet e Soraya estão tecnicamente empatados.

Votos brancos e nulos somaram 5%, assim como na primeira pesquisa, e 3% dos eleitores não sabem ou não responderam em quem pretendem votar.

Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram na Paraíba, e Felipe d´Avila (Novo) sequer foi citado.

A pesquisa Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 37 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.

“Péssimo”

Ao serem questionados sobre como avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), mais da metade dos paraibanos e paraibanas (54%) disseram que consideram o governo ruim ou péssimo. Por outro lado, 24% avaliaram a gestão de bolsonaro como boa ou ótima. Os que avaliaram como regular somaram 21% e 1% não souberam responder.

Na pesquisa de 29 de agosto 50% da população havia considerado o governo ruim ou péssimo, 25%  bom ou ótimo, 24% regular, e 2% não souberam avaliar.

Edição: Maria Franco