Paraíba

VIOLÊNCIA POLÍTICA

Candidato do PSOL é ameaçado de morte após Justiça mandar retirar outdoors em Campina Grande

“Vai ganhar poiva nos pinhaço”, publicou o autor do crime contra o candidato a deputado estadual Olímpio Rocha

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Ameaça foi publicada no perfil do jornalista Márcio Rangel - Reprodução Instagram

O candidato a deputado estadual Olímpio Rocha (PSOL) foi ameaçado de morte na última quinta-feira (8). A ameaça ao advogado foi feita através do Instagram após a Justiça Eleitoral determinar a retirada de outdoors em Campina Grande que divulgavam desinformação, discursos de ódio e associavam setores políticos de esquerda ao crime organizado.

Olímpio foi o autor da representação com notícia de irregularidade em propaganda eleitoral que levou à decisão da 72ª Zona Eleitoral de Campina Grande. Um vídeo do candidato acompanhando a retirada dos outdoors foi postado no perfil do jornalista Márcio Rangel na rede social. Poucos minutos após a publicação, um homem identificado na rede como “Bruce da Hornet” comentou referindo-se ao advogado: “vai ganhar poiva nos pinhaço”.

Ainda na quinta-feira o candidato a deputado estadual registrou um Boletim de Ocorrência na Central de Polícia de Campina Grande e solicitou proteção das forças policiais da Paraíba.

“Nós fomos à Central de Polícia fazer o Boletim de Ocorrência para buscar proteção à minha vida e para buscar, justamente, que nenhum mal me aconteça. O B.O. foi feito contra esse cidadão e, inclusive, já identificamos a placa da moto dele”, disse Olímpio.

Outdoors

Nos outdoors denunciados pelo advogado os setores políticos de esquerda eram associados a palavras e expressões como “aborto”, “narcotráfico”, “ideologia de gênero”, “censura” e “bandido solto”. De outro lado, a direita era vinculada a, por exemplo, “valores cristãos”, “menos impostos” e “a favor da polícia”.

Segundo a decisão da juíza eleitoral Silmary Alves de Queiroga Vita, as mensagens da peça publicitária “deixam claro o caráter de propaganda eleitoral dos outdoors”.


Painéis foram instalados em, pelo menos, cinco pontos de Campina Grande / Divulgação PSOL-PB

Embora os outdoors sejam considerados "apócrifos”, na ação movida por Olímpio Rocha foram representados o presidente Jair Bolsonaro (PL), seu partido, a empresa de mídia contratada para produzir os outdoors e o ex-candidato a vereador Thiago Melo Gaião Bandeira, que aparece como contratante da empresa.

Os cinco painéis haviam sido instalados na Rua Otacílio Nepomuceno, Avenida Assis Chateaubriand, Avenida Almeida Barreto, Rua Quintino Bocaiúva e no girador próximo à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Segundo Olímpio, todos os cartazes foram retirados.

“Essa é uma luta que nós travamos dioturnamente em favor da democracia, em favor do Estado Democrático de Direito e em favor do devido processo legal. Não aceitaremos que ataques como esses sejam reiterados, seja em Campina Grande, seja em João Pessoa, na Paraíba ou no Brasil”, afirmou o candidato.

Edição: Maria Franco