Paraíba

SABATINA

Artistas, movimentos sociais e políticos da Paraíba reagem à entrevista de Lula no JN

“É disso que o país precisa para derrotar de vez o facismo”, publicou o cantor Chico César em uma rede social

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Menções a Paulo Freire e ao MST foram alguns dos assuntos destacados pelos paraibanos nas redes sociais - Twitter Lula

A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Jornal Nacional, da Rede Globo, na última quinta-feira (25), provocou repercussões em todo o Brasil e, especialmente, nas redes sociais.

Ao longo dos 40 minutos de sabatina, o petista respondeu a perguntas sobre sua trajetória política, as gestões de seu partido e a relação com militantes e movimentos sociais. Lula fez questão de reforçar sua disposição e habilidade para o diálogo político e para a formação de uma frente ampla que permita às brasileiras e brasileiros voltarem a ter saúde, emprego, comida na mesa e qualidade de vida.

De acordo com o site BuzzFeed Brasil, durante a entrevista o ex-presidente chegou a ser o assunto mundial mais comentado no Twitter, com mais de 1 milhão de menções. Na mesma linha, um levantamento da Quaest Pesquisa e Consultoria aponta que cerca de 15 milhões de pessoas foram impactadas com postagens sobre a entrevista enquanto o ex-presidente respondia às perguntas da dupla de âncoras do JN.

Na Paraíba, movimentos sociais, artistas e personalidades da política estadual também se somaram às manifestações nas redes sobre o desempenho de Lula na entrevista.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra da Paraíba (MST-PB), por exemplo, comemorou em seu perfil no Instagram a defesa que o ex-presidente fez em cadeia nacional do trabalho realizado pelas milhares de famílias assentadas da reforma agrária.

Viva ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil! Viva ao maior estadista que esse país já teve.

Entre os artistas paraibanos, o cantor, compositor e ex-secretário estadual de Cultura, Chico César, destacou em seu perfil na mesma rede a menção de Lula ao educador Paulo Freire:

@lulaoficial cita Paulo Freire e quer pacificar o país. é disso que o Brasil precisa para derrotar de vez o fascismo.

Com um tom mais irônico, o cartunista e ilustrador Paulo Moreira recordou um dos jingles usados pelo petista em campanhas passadas:

Como era esperado, a entrevista de Lula também foi assunto de publicações de diversos políticos e candidatos da Paraíba que apoiam sua volta ao Executivo. O senador e candidato ao governo do estado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foi um deles:

Em suas redes, o ex-prefeito, ex-governador e candidato ao senado, Ricardo Coutinho (PT) ressaltou a defesa do MST feita por Lula:

A defesa da agricultura familiar também foi sublinhada pela ex-prefeita do Conde e candidata a deputada estadual, Marcia Lucena (PT):

A participação de Lula na bancada do JN também foi elogiada pela deputada estadual Cida Ramos (PT) e pela Coletiva Nossa Voz (PT).


 

 

Edição: Maria Franco