Paraíba

DEFESA DA DEMOCRACIA

CUT convoca ato público em Defesa da Democracia e por Eleições Livres nesta quinta (11)

Ato será realizado em todo o país, e em João Pessoa está marcado para às 14h, em frente ao Lyceu paraibano

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

A Central Única dos Trabalhadores convocou sindicalistas, trabalhadoras/es, movimentos sociais e sociedade em geral para participar do ato público em Defesa da Democracia e por Eleições Livres, que será realizado em todo o país, e em João Pessoa tem mobilização marcada para esta quinta-feira (11), às 14h, em frente ao Lyceu Paraibano. 

Magali Pontes, dirigente da CUT-PB, destacou a importância do povo ir às ruas neste momento: "É um dia importante de retomada das ruas pelos trabalhadores, a partir das centrais sindicais, partidos políticos, movimentos sociais numa grande mobilização em defesa da democracia, num ato de resistência para garantir as eleições livres, transparentes e com urnas eletrônicas, além de ser a retomada também da campanha #forabolsonaro que volta às ruas para garantir que esse ‘desgoverno’ termine. Basta de fome, basta de miséria, basta de privatização, chegou a hora do povo ir ás ruas para retomar o país”, alerta Magali.

Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários da Paraíba também está na convocatória da categoria para se juntar aos brasileiros, de todas as regiões do país, para reforçar as manifestações desta quinta-feira "em defesa do estado de direito, que envolve a garantia da democracia e do sistema eleitoral com as urnas eletrônicas, consideradas seguras pela comunidade internacional".

ADUFPB

A ADUFPB é uma das entidades responsáveis pela organização do protesto e está convocando toda a categoria docente a participar do ato.


Reprodução / Card: Reprodução

“Durante a atividade, haverá falas de representantes das entidades, lideranças políticas e parlamentares, intercaladas com atrações culturais. O grande ápice do ato será a leitura da carta em defesa da Democracia”, explica o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau. Ele se refere à “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!”, elaborada por integrantes da Faculdade de Direito da USP e divulgada no dia 26 de julho.

Sintef convoca a categoria

Segundo Thalita Bailão, o ato também é em defesa da democracia e pelas eleições livres: "O Bolsonaro já está se antecipando caso Lula ganhe - e ele tem grandes chances de ganhar - já está junto com os militares estão articulando um pré-golpe contra as eleições. Então a gente tá indo nas ruas também com essa com essa força, com essa união com a esquerda para poder mostrar nossa correlação de forças diante dessa conjuntura atual que está querendo a todo modo até mesmo impedir que as eleições justas e democráticas tenham continuidade".

 

Edição: Maria Franco