Paraíba

CINEMA PB

Cine Açude Grande está de volta à cena, em sua 4ª edição, em Cajazeiras

Programação inclui mostra competitiva de filmes nacionais, paraibanos, femininos e infantis, além de oficinas e debates

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

Sem dúvida a Paraíba respira de novo... Arte. Está de volta o Cine Açude Grande, na sua 4ª edição, em Cajazeiras, após o silêncio - e o sufoco - da pandemia. 

O Festival acontece entre os dias 10 e 13 de agosto, com programação diversa, incluindo mostras competitivas de filmes nacionais, paraibanos, femininos e infantis. "Vai ter tudo que se tem direito: filme, oficina, debate, pipoca, música no bar de Fonfom e muito abraço, porque parece que decretaram a volta dos abraços", comenta os organizadores, nas redes sociais. Este ano, a homenagem especial é para o cineasta Eliezer Rolim, uma das vítimas fatais do covid-19.

O evento tem a coordenação geral da cineasta Veruza Guedes e da professora Thalyta Lima, com produção executiva de Marcelo Paes de Carvalho, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, com patrocínio da CAGEPA por meio de edital lançado pelo Governo do Estado da Paraíba.

O festival também conta com a parceria do coletivo cajazeirense À Casa, um local voltado para experimentos artísticos diversos que vai sediar oficinas e exibição com debate. Além disso, os participantes vão poder conhecer a exposição fotográfica “O Retrato da Cidade: a história de Cajazeiras revelada em fotografias”, do multiartista educador Daniel Dantas, que traz uma visão atualizada sobre a história periférica de Cajazeiras.

Acompanhe a programação nos cards:


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução

A programação do IV Cine Açude terá ainda a multiartista Luana Flores lançando seu trabalho audiovisual Nordeste Futurista, realidade virtual, viagens em múltiplos planos, mescla entre experiências e ficção. Na sexta-feira Luana também compõe a programação musical.

Entre os convidados, também está o filme Abrição de Portas, do campinense Jaime Guimarães, um documentário que visita o fantástico universo da Folia de Reis de Poço José de Moura, sua tradição e seus mistérios. Haverá ainda uma exibição de O Que Os Machos Querem, de Ana Isaura Diniz, que promete um debate acalourado sobre essa obra irreverente e cheia de sinestesias.

Com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste e também da FUNESC, todas as noites tem música de artistas convidados e também artistas locais. A banda Peleja abre a primeira noite com um repertório exclusivo. Também se apresentam durante a semana o campinense DJ Gleydson Virgulino, a cantora Carolaine Silva, Luana Flores e o quarteto musical Quadrilha. O evento sempre acontece no mês de agosto, pois é ofertado como presente à cidade no mês de seu aniversário.

Curadoria


Reprodução / Card: Reprodução

O time da curadoria tem trajetória e sensibilidade:

Ana Isaura Dinniz é Realizadora, Diretora de Arte e Figurinista de Audiovisual e Teatro desde 1998. Ao longo de 25 anos de carreira, trabalhou em cerca de 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens - ficcionais e documentais. Foi Diretora do Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba - FUNESC (2010-2011).

Eripetson Lucena é paraibano de Patos, historiador por formação, trabalha com educação há mais de vinte anos, apaixonado por transcultura e cinema. Já compôs a curadoria de Festivais interioranos como Cinema com Farinha, Cine Açude Grande e Curta Coremas.

Marcílio Garcia de Queiroga é professor do Curso de Licenciatura em Letras da UFCG. Atua na área de Língua Inglesa, Tradução e Literatura Infantojuvenil. É amante das artes visuais, da literatura e atrevido na área do desenho e da pintura.

Homenageado

Elièzer Rolim nasceu em Cajazeiras e nessa cidade iniciou a sua vida na arte, influenciando de maneira positiva muita gente, às margens do Açude Grande.

Era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1986), com mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela universidade Federal da Bahia e pela École Nationale de Architeture de Grenoble, na França (2013).

Atuava no cinema como produtor, roteirista e diretor, onde recebeu diversos prêmios e ficou conhecido nacionalmente pelas suas obras. No cinema ganhou destaque como realizador dos filmes Eu Sou o Servo, O Sonho de Inacim e Beiço de Estrada.

Também recebeu diversos prêmios nacionais com produções teatrais: Seca, Beiço de Estrada, O Barraco, Até Amanhã, Drops do Halley, Homens de Lua, Trinca Mas Não Quebra, Anjos de Augusto, Sinhá Flor, Como Nasce um Cabra da Peste, Adeus Mamanita, Estrelas ao Relento e Efemérico.

Eliezer Rolim nos deixou em 2022 e recebe nossa homenagem na quarta edição do Cine Açude Grande. Sempre será lembrado em sua terra por sua ousadia e por transformar a vida de tanta gente através de sua arte.


Equipe Cine Açude Grande 2022 / Foto Reprodução

 

Edição: Maria Franco