Paraíba

Coluna

Lula é a chuva torrencial de esperanças no semiárido

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução - Foto: Internet
Trazendo esperanças e forças para semearmos um novo futuro de prosperidade e bonança

A candidatura de Lula nesse triste e conturbado 2022, para nós do semiárido, é como as chuvas abençoadas que chegam anunciando o fim da estiagem e trazendo esperanças e forças para semearmos um novo futuro de prosperidade e bonança. 

As terras menos chuvosas, foram ao longo do tempo, o espaço da desigualdade, da injustiça, fome e miséria mais agudas do Brasil. Não por seu clima e muito menos por nossa gente. Foi a estrutura socioeconômica aqui erguida e a forma como nos inserimos no capitalismo dependente brasileiro.

No Império a demagogia foi a marca. Nunca de concreto foi feito nada para mudar a realidade dos povos do Semiárido. Na República, vivemos desde os hediondos, tristes e trágicos campos de concentração para os “refugiados da seca” (anos 1930 no Ceará), até as políticas desavergonhadas de “encher as burras” das oligarquias locais, enquanto o povo trabalhador e honesto era abandonado à miséria ou à “triste partida”.

Foi assim até a eleição de Lula da Silva Presidente, em 2002. Seu nome, sua história de vida, sua fisionomia, sua fala, sua coragem ... tudo nele é a expressão viva, altiva e brilhante dos povos dessas terras. 

Se os governos do PT, liderados por Lula tiveram grandes impactos sobre o Brasil, no Semiárido (nossas terras menos chuvosas) foi onde se fizeram sentir mais fortes essas mudanças. 

A primeira e essencial foi no método. Lula ouviu a sociedade civil organizada no Semiárido. Criou canais de diálogo, de participação efetiva da sociedade civil para juntos enfrentar os históricos e graves problemas que afetavam a vida desse lugar.

Lula ouviu e agiu.

Já em 2005, se delimitou o Território Semiárido, a partir de condições climatológicas concretas: pluviometria, índice de aridez e percentual de estiagens. Assim, objetivamente se direcionou políticas públicas para esse território com cerca de 1 milhão de Km2, 1262 municípios e hoje aproximadamente 35 milhões de habitantes.

Assim, se institucionalizou o P1MC – (Programa 1 Milhão de Cisternas), construindo aproximadamente 1,3 milhões de cisternas no “oitão” das casas. A cisterna ao tempo que matou a sede, garantindo segurança hídrica, liberou especialmente as mulheres das casas do árduo e humilhante trabalho de carregar latas d’água na cabeça. Depois se avançou para o Programa P1M2 – “1 Terra e 2 águas”. Violentamente interrompido nos governos Pós-golpe. 

Foi dialogando com a sociedade civil, com o CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar) que se estruturou o “Bolsa Família”, atendendo milhões de famílias no Semiárido, que viviam em condição de vulnerabilidade alimentar. Na mesma direção foi criado o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), fortalecendo a Agricultura Familiar. 

Para ficar em um exemplo restrito a Paraíba: apenas com o “PAA Leite”, o Governo Lula chegou a adquirir 120 mil litros de leite de pequenos produtores do Semiárido Paraibano, mudando substancialmente, as condições de vida, renda e trabalho em nosso estado.

No Semiárido Brasileiro o Programa “Minha Casa, Minha Vida e o Minha Casa, Minha Vida Rural”, eliminaram os casebres de “Taipa”, erguendo casas de alvenaria, trazendo segurança e dignidade aos seus moradores. Foi no Semiárido, onde o Programa “Luz Para Todos” iluminando o belo sertão nordestino, apagou definitivamente os velhos candeeiros de guerra.

Certamente, o maior impacto dos governos Petistas para os povos do Semiárido serão sentidos no médio prazo, pois foram nas áreas de infraestrutura e educação. 

Os na época 1.135 municípios do Semiárido Brasileiro receberam máquinas retroescavadeiras, patroladoras, caçambas e caminhões pipas, os equipando para construir mananciais, fazer estradas e abastecer a população local. Eu disse: TODOS OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 

Na educação, todos os municípios do Semiárido receberam pelo menos uma creche para a criançada, aumentando o número de creches conforme a população municipal. Da mesma forma TODOS OS MUNICIPIOS. TODOS receberam ônibus escolares para o transporte escolar digno de seus estudantes. Lula, Dilma e o PT acabaram a humilhação de transportar estudantes como gado, em carrocerias de caminhões, sujeitos ao sole e a chuva, vulneráveis a acidentes. Foi uma mudança revolucionária. Acompanharam essas mudanças: o FUNDEB, assegurando recursos aos municípios e a Lei do Piso do Magistério, que finalmente começa a valorizar a professora e o professor.

É difícil afirmar qual dessas políticas públicas do PT trouxe mais benefícios aos povos do Semiárido. Certamente a expansão das universidades públicas brasileiras, com sua interiorização beneficiando fortemente o Semiárido, criação dos institutos tecnológicos federais, os IF’s; a criação de outros órgãos de pesquisas como o INSA – Instituto Nacional do Semiárido estão nas mais significativas obras estruturais da revolução silenciosa que os governos petistas promoveram nessas terras brasileiras. Hoje são mais de 250 instituições de pesquisa, ensino e extensão no território Semiárido, prontas para pensar, elaborar e transformar a realidade desse lugar. Antes de Lula ser Presidente eram pouco mais de 50. 

Não preciso mencionar aqui os benefícios com a “Transposição do rio São Francisco”, com o aumento real de 72% do Salário Mínimo; com a ampliação do PRONAF; com o CrediAmigo; com a Política de Assistência Técnica e Social Rural, as políticas de assentamento da Reforma Agrária; o alcance do PRONERA – Programa Nacional da Reforma Agraria, no Semiárido. O Extraordinário impacto do “Mais Médicos” no território Semiárido.

Enfim... Impossível recuperar de memória tudo que foi feito pelo Semiárido nos anos dos governos petistas.

Por tudo isso e muito mais que não cabe em um pequeno texto como esse é que nós do Semiárido recebemos a candidatura de Lula como um sertanejo recebe as primeiras chuvas depois de um longo período de estiagem: com alegria e esperança infinitas. Conscientes de que é preciso fortalecer a organização popular e atuar fortemente no sentido de avançar nessas conquistas. 

Certamente o belo sol que ilumina fortemente o Semiárido Brasileiro faz pulsar aqui com muita energia a vida e a resistência desse povo. Hoje com esperança e forças para a reconstrução do Brasil.

*Lula estará presente com a sua militância em Campina Grande, nesta terça-feira (02/08).

 

 

 

Edição: Cida Alves