Paraíba

CENSO2022

Censo Demográfico começa nessa segunda-feira (1); Confira como será realizado na PB

Entrevistamos Roberto Salgado, chefe do IBGE na PB, que esclareceu as dúvidas sobre a pesquisa demográfica no estado

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Foto de divulgação - Campanha Censo 2022 - Foto: Divulgação/Site IBGE
O Programa de Rádio Paraíba de Fato, vinculado ao Site Brasil de Fato PB, entrevistou nesse ultimo dia (30), Roberto Salgado, Chefe da Unidade Estadual do IBGE na Paraíba, e abordou como será realizado o Censo 2022 que teve início hoje, dia 1 de agosto, em todo o Brasil. Roberto explicou a importância do Censo, as estratégias que serão utilizadas esse ano, as novidades e esclareceu algumas dúvidas. Confira a entrevista:
 
ENTREVISTA CENSO 2022 - com Roberto Salgado do IBGE
PARAÍBA DE FATO: Roberto, essa primeira pergunta até parece um pouco óbvia, mas muitos brasileiros e brasileiras ainda não sabem responder ou não tem a dimensão do que é uma pesquisa de censo... Então te peço pra explicar, o que é o Censo Demográfico?
ROBERTO SALGADO: O Censo é a maior pesquisa realizada em nosso país. A responsabilidade pela aplicação do censo é do IBGE  - um órgão federal isento-  que já tá acostumado a realizar Censo durante décadas e também realizar as mais diversas pesquisas domiciliares, econômicas, agropecuárias e das mais diversas temáticas. Para a realização dessa pesquisa a gente precisa do apoio das mais diversas instituições, das mais diversas entidades, e de toda a sociedade de maneira geral. E por que a gente precisa de tanto apoio? Porque o IBGE percorre todos os municípios do país, todos os domicílios entrevistando cada responsável por esses domicílios e não é uma tarefa fácil, por isso precisamos de todo apoio da sociedade. A finalidade básica de um Censo é fazer a contagem da população, mas mais que isso, aproveitando que a gente vai percorrer todo o território nacional, que vamos bater na casa de todos os domicílios, de todos os moradores, aproveitamos para fazer um levantamento do retrato do país, levantando basicamente três temáticas: informações econômicas, sociais e demográficas.  Serão perguntadas questões que envolvem característica dos domicílios, identificação étnico-racial, nupicialidade, fecundidade, religião ou culto, deficiência, trabalho e rendimento, educação, migração, mortalidade, e por fim, o autismo. Então note aqui a riqueza de informações que vamos pontuar e que poderão ser aplicadas futuramente em políticas públicas que contemplem e gerem investimento em possíveis carências levantadas nessa pesquisa. Por isso precisamos da colaboração da população, do apoio de vocês da Imprensa, do apoio de todos os órgãos públicos, né? Somente aqui na Paraíba temos 197 postos de coleta para abrigar os nossos recenseadores. Vamos percorrer os 223 municípios do estado e será uma tarefa bastante complexa que temos  que fazer em 3 meses, uma tarefa bastante desafiadora...
PARAÍBA DE FATO: Qual a periodicidade dessa pesquisa? E qual foi o impacto da não realização do censo em 2020 (ano do inicio da pandemia da covid)?
ROBERTO SALGADO: Em todos os países do mundo se realiza o Censo a cada 10 anos, não é toa que a população mundial no final das contas, é apurada e atualizada nesse tempo, mas entre esses períodos os órgãos de pesquisa realizam estimativas populacionais. Em 2020 a gente não pode realizar o Censo por causa da Pandemia da Covid 19. Todo mundo vivenciou esse momento e viu a gravidade, que realmente não poderíamos entrar em campo naquele momento, o que infelizmente causou esse atraso, né? Em 2021, um outro problema em relação ao orçamento, mas agora, finalmente, em 2022, a gente vai conseguir atualizar esses indicadores. Esperamos que as informações levantadas agora em 2022 possam cobrir essa lacuna de atraso e que a gente possa retomar essa série histórica de todos os censos que já foram realizados dá continuidade à produção desses indicadores.
PARAÍBA DE FATO: Quando iniciarão as coletas dos dados aqui na PARAÍBA e o que podemos esperar desse Censo 2022, qual a maior diferença/novidade comparando com o anterior? (O uso de novas tecnologia, por exemplo...)
ROBERTO SALGADO: O Censo 2022 tem início nesse 1 de agosto não só na Paraíba como em todo o Brasil.  Vamos iniciar essa operação com uma novidade, onde as entrevistas serão realizadas através de um equipamento de computador de mão, que é muito parecido com o celular,  e os questionários vão ser aplicados através desse equipamento além desse equipamento também mostrar as coordenadas dos domicílios onde a pesquisa está sendo aplicada. Duas vantagens temos aqui: uma de acompanhar o trabalho dos recenseadores de maneira remota, então será um acompanhamento presencial de supervisão; e  também teremos a condição de saber a coordenada onde está sendo aplicado esse questionário, o que vai produzir um dado bastante importante na hora da divulgação. Vamos agora ter condições de divulgar indicadores não só em nível de estado, município, ou bairros, mas de produzir resultados e indicadores para regiões ainda menores, como por exemplo, uma localidade dentro de um bairro, uma unidade, espaço... vamos levantar informações todas georeferenciadas,  coisa que no passado não se conseguia produzir. Isso vai ser muito rico no sentido de produção de informação e da utilização dessas informações.
PARAÍBA DE FATO: Sobre a visita dos recenseadores, muitas pessoas temem a questão da segurança, de pessoas má intencionadas se passarem por recenseadores. Como tem sido esse trabalho de conscientização e esclarecimentos dessas dúvidas, como será a visita censitária e como identificar o recenseador(a)?
ROBERTO SALGADO: Os recenseadores  vão estar percorrendo todos os domicílios do nosso estado e municípios. Para isso eles vão estar corretamente identificados, todos vão estar com colete e, nesse colete, já vai estar identificado um telefone onde as pessoas vão poder visualizar e, caso tenha dúvida, caso queira confirmar, vai poder ligar. O número é o 0800-721-81-81, esse número vai confirmar se aquele recenseador efetivamente é um servidor de IBGE. Eles podem ser identificados também através do próprio site www.ibge.gov.br onde na pagina principal o morador (a)  vai descer um pouquinho e vai ter um banner lá escrito "respondendo",  nesse banner se você clicar, ele vai abrir uma outra página em que vai poder escolher a aba “identificar”, podendo  solicitar a matrícula, RG e o CPF desse pesquisador. Na hora que ele colocar esses dados vai aparecer a fotografia do recenseador... então fornecemos para os moradores(as) uma forma de confirmação e identificação para que possa trazer maior segurança não só pra ele, mas também aos recenseadores que estão percorrendo o território. [...]
Ainda sobre o recenseador, cada uma das etapas que vem sendo realizados para preparação do censo, desde a realização do PSS para contratação do supervisores, do PSS para contratação dos recenseadores, da etapa de treinamento... tudo isso, divulgamos, demos publicidade junto à imprensa e das mais variadas formas que a gente vem encontrando de levar essa informação até a sociedade. Além disso, o IBGE vem entrando com campanha na mídia, tv, rádio, impresso, a partir do dia 31 de julho...está tudo sendo programado já com nossa matriz e em breve deve tá saindo essa propaganda na mídia, mas a gente vai além de todas as etapas de preparação do censo, já passamos nos 223 municípios chamando todas as autoridades , onde obtivemos um comparecimento bastante rico nessas reuniões, né, as principais autoridades dos municípios que compareceram e, divulgamos. Foram as chamadas reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, onde as autoridades foram informadas e onde pedimos o apoio dessas autoridades na divulgação e mobilização da população local para que a gente possa realizar o trabalho. Então, estamos confiantes que será feito um bom trabalho, que nossos recenseadores vão ser bem recebidos e que os moradores vão abrir as portas para esse importante trabalho que é o Censo Demográfico.
 
A entrevista em áudio você confere através do Spotify

Edição: Polyanna Gomes