Paraíba

SAMBADA

Na Praia da Penha acontece, hoje (29), a Festa Santana em comemoração ao dia do Coco de Roda

Mestras/es irão se apresentar na Penha, território ancestral do Coco de Roda - a partir das 18h

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Arte: @lua.camboata - Card: Reprodução

Hoje tem sambada boa! Na Praia da Penha, território ancestral do Coco de Roda, vai rolar a Festa Santana (PB), às 18h, no bar da Dona Carminha, em comemoração ao dia Estadual dos Cocos de Roda, Cirandas e Mazurcas da Paraíba (26/07). 

A brincadeira é uma realização do grupo de Estudos Coco Acauã, e vai acontecer na praça da Santa, próximo ao Santuário, onde um time de mestras/es irá se apresentar: Tina e Brincantes, Mestre Inácio das Três Lagoas, Vó Mera e suas Netinhas, Penha Cirandeira, Mestra Ana do Coco, Mestra Carminha da Penha, Noaldo e Timbó de Gado Bravo e Mestre Didi.

Dia Estadual dos Cocos de Roda, Cirandas e Mazurcas da Paraíba (26/07) 

Comemorado em 26 de julho, o Dia Estadual dos Cocos de Roda, Cirandas e Mazurcas da Paraíba, foi instituído através de lei da deputada Cida Ramos (PT) a Lei 11.959/2021 de maio de 2021, em homenagem a Nossa Senhora Sant’Ana, que é representativa para os mestres e mestras do Coco, da Ciranda.

CULTURA POPULAR | Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca é instituído na Paraíba

“Neste mesmo ano (2021), nós do grupo de estudos Coca Acauã promovemos um evento de forma virtual nas redes sociais, ante o isolamento da pandemia. E hoje, na retomada desse contato, que a pandemia não deixou acontecer, essa lei veio para valorizar a memória, a história e a sabedoria dos nossos mestres e mestras que carregam e enriquecem tanto a cultura da Paraíba”, explica Edryelle Marques, do Coco Acauã.

O público ainda pode contribuir através do pix [email protected] - No momento da Festa também irão passar o chapéu.

 

 

 

Edição: Maria Franco