Paraíba

FUTEBOL FEMININO

Seleção Brasileira segue invicta na Copa América 

Mesmo com ausência de Marta e Formiga, a seleção tem grandes chances de levar o título

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Debinha, Adriana e Bia. - Foto: CBF

O futebol feminino segue fazendo história e ganhando seu espaço de direito. Nesse mês de julho, a Seleção Brasileira de Futebol está competindo a Copa América 2022, que acontece na Colômbia. O Brasil já esteve em campo duas vezes: contra a seleção argentina, vencendo por quatro a zero; e contra as uruguaias, onde o time das brasileiras demorou a engatar o ritmo, mas venceram por três a zero com gols de Debinha, Bia Zaneratto e Adriana que, por enquanto, é a artilheira da competição com quatro gols marcados.


Seleção Brasileira Feminina de Futebol em partida contra o Uruguai pela Copa América 2022. Foto: CBF 

As brasileiras são as favoritas ao título, e é importante lembrar que os três primeiros lugares da Copa América, garantem vaga na Copa do Mundo Feminina de 2023 que será disputada na Nova Zelândia e Austrália. Além disso, o time campeão também se classifica para as Olimpíadas 2024 da França. 

TRANSMISSÃO E VISIBILIDADE

A Copa América Feminina de Futebol está sendo transmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, e vem aumentando pontos no ibope da tv. O jogo Brasil x Uruguai, teve um acréscimo de 18% na audiência em relação à estreia contra a Argentina. Esses números confirmam o impacto do futebol feminino e a importância da transmissão dos jogos que trazem visibilidade às atletas e a modalidade, um grande avanço e conquista para todas as mulheres.
 
Infelizmente, ainda caminhamos a passos curtos quando se fala do espaço da mulher no futebol, mas é importante salientar e focar nos avanços que vem ocorrendo nos últimos anos: mulheres narrando e comentando os jogos, seleções se unindo em prol da equidade de gênero no futebol - como foi o caso das jogadoras da Seleção Americana que conseguiram formalizar a igualdade salarial entre as seleções feminina e masculina - , e estádios com mais de 30 mil torcedorxs em jogos de final de campeonato, como aconteceu no Campeonato Feminino Espanhol. 

SEM MARTA E  FORMIGA 

Aos 36 anos, Marta ainda é a camisa 10 do Brasil, mas diante de uma lesão no joelho e uma cirurgia que a tiraram de uma temporada no futebol americano, ela também ficou de fora da competição pela Copa América. Miraildes, a Formiga, anunciou ano passado, aos 41 anos, a sua aposentadoria da amarelinha. Em 2019, Formiga se tornou a única atleta, entre homens e mulheres, a participar de sete Copas do Mundo e em 2021 entrou mais uma vez na história do futebol mundial como a única atleta a ter disputado todas as edições de Jogos Olímpicos desde a estreia do futebol feminino, em Atlanta, em 1996. 

Com a ausência de Marta, Formiga e ate mesmo de Cristiane, que não foi convocada por Pia, a seleção brasileira passa por reformulações, onde nomes como Debinha, Adriana, Bia Zaneratto e Tamires se tornam mais fortes e vão ganhando espaço de protagonismo. A expectativa é de que Marta jogue a Copa do Mundo de 2023 e também as Olimpíadas de 2024, mesmo a sete vezes melhor do mundo já tendo afirmado ser impossível estar na próxima Olimpíada. A final da Copa América será no dia 30 de julho de 2022, no estádio Alfoso López, em Bucaramanga, na Colômbia.

Edição: Cida Alves