Rio de Janeiro

SOLIDARIEDADE

Ação da Cidadania inicia campanha colaborativa de combate à fome de 33,1 milhões brasileiros

"Futuras gerações vão nos perguntar como deixamos a fome chegar a este ponto", diz Daniel Souza, filho de Betinho

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ação da Cidadania
"São 14 milhões de novas pessoas sem acesso à alimentação em pouco mais de um ano", comentou o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Kiko Afonso - Divulgação

Idealizada pela organização não governamental Ação da Cidadania, a campanha "Pacto pelos 15% com Fome" entrou no ar nesta sexta-feira (15), com o objetivo de viabilizar doações diretamente para as instituições do pacto e cadastrar voluntários na luta contra a insegurança familiar. São mais de 15 instituições e 10 empresas envolvidas no movimento.

Segundo dados recentes divulgados pela Ação da Cidadania, o Brasil vive hoje o maior retrocesso da história, com 33,1 milhões de pessoas vivendo com fome, ou seja, 15% da população não tem o que comer.

Leia mais: Fome aumenta 400% e atinge 2,8 milhões de pessoas no estado do RJ, aponta pesquisa

Para conhecer e se tornar parceiro ou parceira das iniciativas promovidas pelas organizações, um dos canais é o site 15por15.org. Segundo a campanha, "todo mundo tem 15 de alguma coisa para doar, sejam 15 centavos, 15 reais, 15 segundos, minutos ou porcentagem de vendas. Para 15% dos brasileiros, esta é a única esperança". 

Segundo o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Kiko Afonso, a sociedade civil, junto com instituições, empresas, artistas e influenciadores, precisa firmar esse pacto na luta contra a fome.

"São 14 milhões de novas pessoas sem acesso à alimentação em pouco mais de um ano. Quem planta não tem o que comer, quem ganha um salário mínimo, também não. A fome é inaceitável. Casas chefiadas por mulheres, com crianças pequenas, famílias pretas e pardas, são as mais afetadas", explica ele.

Leia também: Projeto da Frente de Mobilização da Maré faz ação para captar recursos e continuar atividades

A página 15por15.org disponibiliza três formas de ajudar no combate à fome. A primeira é a doação direta para as ONGs e organizações que integram o Pacto, através de um canal de captação dentro do próprio site, que direciona a quantia direto para elas.

Para quem optar pela divulgação da campanha nas redes sociais e em espaços de convivência, por exemplo, a plataforma permite o compartilhamento de materiais em formato digital, além de opções para downloads de folhetos e cartazes. Por último, o site possibilita o cadastro de interessados em atuar como voluntários, auxiliando a pessoa na busca pelo trabalho social junto às entidades. 

Futuras gerações

A inspiração para o Pacto surgiu a partir da releitura da grande mobilização que Herbert de Souza, o Betinho, promoveu há quase 30 anos, quando também convocou o país inteiro a assumir um papel ativo na luta pelo direito à alimentação, movimento que deu origem à Ação da Cidadania - Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. 
 
"As futuras gerações vão nos perguntar como deixamos a fome chegar a este ponto, e a nossa resposta precisa começar agora, primeiro com a nossa consciência, e depois com o Pacto Pelos 15% com Fome”, afirmou Daniel Souza, filho de Betinho e presidente do Conselho da Ação da Cidadania.

Edição: Eduardo Miranda