Paraíba

CULTURA POPULAR

I Pisada de Cavalo Marinho, Boi de Reis e Reisado da Paraíba acontece neste sábado (16)

Evento irá acontecer no Bairro dos Novais, em João Pessoa, e reúne brincantes, grupos e mestres/as da cultura popular

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card: Reprodução

Acontece neste sábado (16) a I Pisada de Cavalo Marinho, Boi de Reis e Reisado da Paraíba. O evento será no Bairro dos Novais, em João Pessoa, e reúne brincantes e grupos, mestres e mestras do cavalo marinho, boi de reis e reisado do estado.
 
O evento visa movimentar a cultura popular, valorizar estas expressões que se encontram em situação delicada, como observado a partir do inventário de referências culturais desenvolvido pelo Grupo de Estudos Coco Acauã que serviu para identificar as localidades e pessoas que ainda desenvolvem e mantêm viva a memória dessas brincadeiras no estado. 


Divulgação / Card: Reprodução

 
“A gente pretende incentivar a eles se conhecerem, porque a maioria não se conhece, e fomentar a brincadeira para que a gente possa fortalecer. Estamos tentando a aprovação do dia estadual de reconhecimento dessa brincadeira do cavalo marinho e boi de reis como Patrimônio Imaterial da Paraíba. Em João Pessoa,  também estamos tentando, via municipal. Pelo estado, estamos tentando com Estela Bezerra (deputada estadual PT/PT) e no município, com Marcos Henriques (vereador de João Pessoa PT/PB). Então a gente trabalha, tanto nessa parte do incentivo ao evento, como também para que essas brincadeiras possam continuar, já que, de certa forma, elas correm riscos de acabarem aqui no nosso estado”, define Zé Silva, integrante do Grupo de Estudos Coco Acauã.
 


Divulgação / Card: Reprodução

No inventário foram localizadas mais de 30 dessas referências, muitas já inativas. Em alguns locais, restou apenas a memória dos brincantes e da cultura que os unia.
 
“Esta Pisada surge como um questionamento diante de tamanha desvalorização e nenhuma preocupação com a preservação, mas sobretudo como uma possibilidade de os brincantes se conhecerem e trocarem as suas experiências. Infelizmente ainda não foi possível visitar ou contactar todos os grupos e pessoas que mantêm viva essa chama, mas essa brincadeira (de sábado) também vai servir pra isso”, conta Zé Silva.


Divulgação / Card: Reprodução

Três brincadeiras - cavalo marinho, boi de reis e reisado

Apesar de se tratarem de brincadeiras distintas, a partir de relatos dos mestres e mestras, bem como a partir dos registros de fotos, vídeos, áudios e textos que tratam sobre as tradições do cavalo marinho, boi de reis e reisado, pesquisadores do grupo Acauã observaram que, na Paraíba, existe um diálogo entre as expressões.


Divulgação / Card: Reprodução

Na região metropolitana de João Pessoa, muitos mestres de cavalo marinho e boi de reis vindos do brejo e da zona da mata encontraram-se com os mestres que já residiam aqui, provocando mudanças nas estruturas dos folguedos e proporcionando a perpetuação dessas tradições, misturando danças, toadas e figuras. Para representar esses estilos, convidaram o Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi (@cavalomarinhoinfantildejp) e o Boi de Reis Estrela do Norte.


Divulgação / Card: Reprodução

Em Pedras de Fogo, a brincadeira ganha outros contornos, o famoso cavalo marinho do Tombo Velho, da fronteira, se apresenta com uma linguagem única, que segundo alguns dos próprios brincantes da região, traz elementos da Paraíba e de Pernambuco. O Cavalo Marinho Boi de Ouro virá marcar presença representando esse modo de brincar.


Divulgação / Card: Reprodução


Em Dona Inês (PB) se mantém firme um brinquedo distinto do que se pode ver no boi de reis de João Pessoa, revelando um outro modo de atuar. “Será um encontro de três tradições, revelando a força e a diversidade da cultura tradicional da Paraíba. Nós pudemos ouvir alguns mestres e mestras de vários lugares  se referirem ao boi de reis como rese, boi de reses, boi do rei, reis de boi e até reisado, mas esta não é a única semelhança entre os bois de reis e os cavalos marinhos com os reisados. O uso de fitas, algumas músicas, pisadas e figuras revelam esse diálogo entre os folguedos”, descreve Arthur Pereira, integrante do Grupo de Estudos Coco Acauã.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

08h às 10h - Roda de Conversa sobre a Rabeca - com Pedro Luiz, Ademilton Barros e Mestre Antônio da Rabeca

10 às 12h - Roda de Conversa sobre o Mateus no Boi de Reis e Cavalo Marinho com o Mestre Cirilo

13h - Mercado Preto

14h45 às 16h30 - Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi

16h45 às 17h30 - Reisado de Zabelê

17h45 às 19h30 - Boi de Reis de Dona Inês

19h45 às 21h15 - Boi de Reis Estrela do Norte

21h30 - Cavalo Marinho Boi de Ouro

23h30 - Encerramento

SERVIÇO

A I Pisada de Cavalo Marinho, Boi de Reis e Reisado da Paraíba, em, João Pessoa/PB - no dia 16 de julho de 2022. O evento é gratuito, na Avenida Desembargador Santos Estanislau, Bairro dos Novais - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Otávio Novais.


Divulgação / Card: Reprodução


Divulgação / Card: Reprodução


Divulgação / Card: Reprodução


Divulgação / Card: Reprodução

 

Edição: Maria Franco