Paraíba

CULTURA AFRO

Projeto ensina a prática da Capoeira em escolas públicas do bairro do Geisel, em João Pessoa

“Na Capoeira a gente encontra esporte, dança, luta e musicalidade”, afirma professor

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Projeto Capoeira Geisel - Aulas em Escolas Publicas do bairro - Foto Reprodução

Poucas práticas esportivas representam tanto o Brasil quanto a capoeira. A Capoeira carrega em si um contexto histórico, cultural e social da construção desse país. Ela se difundiu durante a escravidão e foi uma forma de luta e resistência dos povos escravizados que, proibidos de praticar qualquer tipo de atividade pelos senhores de engenho, criaram movimentos de combate com música e dança. Mas afinal, a Capoeira é, ou não é, um esporte?


Reprodução / Foto Reprodução

Felipe Kennedy é praticante da Capoeira há mais de 13 anos e hoje exerce a função de professor em alguns projetos sociais e academias de João Pessoa, ele explica o porquê a Capoeira não seria somente um esporte, “ Na Capoeira encontramos diversas atividades: a musicalidade, a dança, a luta e a instrumentação (o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco). Para uma roda de capoeira acontecer, todas essas atividades tem que ocorrer de forma simultânea, então, não temos como limitar o conceito a uma só coisa, porque ela é esporte, mas ela é também dança, musica, e história”, explica o professor Felipe. 

Sobre a origem do nome Capoeira existem muitas explicações, as mais aceitas entre os historiadores e pesquisadores é que, ou vem de origem tupi onde “Ka’a” significa mata e puêra significa o que foi, pois geralmente os escravos que escapavam das fazendas se escondiam em áreas de mata rasteira; outra explicação é a do cesto chamado Capoeira, no qual os escravos transportavam as mercadorias dos senhores de engenho. 


Reprodução / Foto Reprodução


Em João Pessoa, um grupo de jovens praticantes da Capoeira decidiram ministrar aulas para estudantes da Escola Padre Leonel da Franca e comunidades vizinhas, localizadas no bairro do Geisel, na Capital. Alice Silva, 23 anos, foi uma das alunas do projeto e hoje auxilia nas aulas, “Fazíamos parte de um projeto nas escolas que era o “Escola Aberta”, mas infelizmente ele foi encerrado, então optamos por continuar esse trabalho voluntário para os alunos de escolas públicas, que moram em comunidades... e não temos nenhum auxílio do governo ou município”, esclarece a jovem.

Alice ainda conta que a própria escola permitiu que eles utilizassem o espaço para aulas, pois estava auxiliando os alunos nos estudos, “Essa parceria com a escola foi muito importante, eles cederam o espaço para que as atividades continuassem por conta do benefício da Capoeira na vida dos alunos, na vida das crianças, no compromisso escolar”.

Benefícios da Capoeira

O Professor Felipe Kennedy explica que a Capoeira traz inúmeros benefícios não só a saúde física, mas também emocional e social, buscando integrar e unir as pessoas. O projeto Capoeira Geisel vem mostrando que o esporte junto à educação transformou vidas de muitos jovens estudantes, além de incentivar o conhecimento histórico cultural e combater a evasão escolar, “Podemos aprender muito com a Capoeira: temos nela a disciplina, o companheirismo, fazer novos amigos, aprender a ter compromisso, parceria e respeito com a integridade física dos colegas e, mesmo fora da prática física, ela traz consigo uma bagagem de todo um conhecimento histórico-cultural, para que todos que a praticam conheçam mais sobre a história do país, do seu povo, da cultura afro-brasileira”, finaliza o professor. 

Reconhecimento

A Capoeira foi considerada prática marginal no ano 1890, após a Proclamação da República. Apenas em 1935 ela saiu da ilegalidade e somente em 2014 a UNESCO reconheceu a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


 

Edição: Cida Alves