Paraíba

ÁGUA CONTAMINADA

Santa Rita continua com água imprópria pra consumo após privatização, é o que aponta novo laudo

Moradores enfrentam problemas de falta de água, e quando chega é de cor amarelada; crianças e adultos estão adoecendo 

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Água amarelada sai das torneiras de Santa Rita (PB) após privatização da companhia de abastecimento - Foto Reprodução

Um novo laudo emitido pelo laboratório Mais Água - Serviços e Testes de Análise Técnica LTDA aponta que a água de Santa Rita continua imprópria para consumo humano.

Desde a privatização do abastecimento, os moradores do município enfrentam problemas com a água, chegando com cor amarelada às torneiras, o que tem deixado crianças e adultos doentes.

Nicola Lomonaco, presidente do Solidariedade, informou que as amostras de água foram coletadas na última quarta-feira (29) e enviadas ao laboratório:

"Continua com coliformes totais. A coleta foi feita no dia 29 de junho, em duas residências, em endereços de bairros distintos. Foi constatada baixa quantidade de cloro, o que contribui para que esse coliformes totais não sejam combatidos. Estão economizando no cloro. Isso está matando o povo de Santa Rita pela boca porque é criança adoecendo, idoso adoecendo...", relatou ele.

::CONTRA PRIVATIZAÇÃO | Sindiágua e Sinterágua entram com ação popular contra privatização do saneamento em Santa Rita

Nicola disse, ainda que irá encaminhar para o Ministério Público da Paraíba (MPPB) essa nova análise da água.

"Vamos entrar com ação judicial porque é inadmissível. Isso é um crime. São quase 130 mil habitantes tendo que comprar garrafão de água mineral, e quem não tem condição, que é a grande maioria de Santa Rita?", comenta ele.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) avaliou como duvidosa a contratação da ANE para a distribuição da água em Santa Rita, pois só participaram duas empresas, de mesmo endereço, do processo de licitação e sócios do consórcio ANE já foram alvos de busca e apreensão.

"Essa Ane (Consórcio) veio para cá para, supostamente, melhorar a qualidade da distribuição, mas está prejudicando a vida de todo mundo. E o prefeito ainda contratou por R$ 6 milhões uma empresa para fazer a perfuração de poços artesianos, sendo que isso já está incluído como atribuição da ANE, no contrato", informou Nicola, pontuando que também vai denunciar o caso ao MPPB. "Vou encaminhar tudo ao Ministério Público", completou.

Geraldo Quirino, vice-presidente do Sindiágua, lamenta o ocorrido em Santa Rita: "Os trabalhadores em saneamento do Brasil são contra a qualquer tipo de privatização, visto que a gente já conhece onde aconteceu a privatização, que não deu certo, não só no Brasil, mas no mundo, e em Santa Rita não vai ser diferente. A gente lamenta ter acontecido essa privatização no município e sabemos perfeitamente que, além de não ter o fornecimento locais, onde aconteceu privatização. Então o SINDIAGUAPB e sua diretoria é contra a privatização, inclusive a gente já entrou com uma ação popular pra rever essa privatização de Santa Rita e buscar uma melhor prestação de serviço no saneamento para aquele município", disse ele.

Confira os documentos abaixo:


Reprodução / Foto Reprodução


Reprodução / Foto Reprodução


Reprodução / Foto Reprodução


Reprodução / Foto Reprodução


Reprodução / Foto Reprodução

Com informações de Clickpb

 

 

 

Edição: Maria Franco