Paraíba

RACISMO SEXISTA

Vereadora de Campina Grande denuncia ter sido vítima de comentário racista por outro Vereador

Um dos assessores ouviu o vereador se referir à parlamentar de forma pejorativa, chamando-a de “Nêga”.

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Internet - Card: Reprodução

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB), de Campina Grande-PB, denunciou na quarta-feira passada (8), em sessão ordinária na tribuna da Câmara Municipal, ter sido vítima de comentário racista proferido por um parlamentar da Casa. 

Durante a sua fala, Jô Oliveira alegou que um dos seus assessores ouviu um dos vereadores se referir a parlamentar de forma pejorativa, chamando-a de “Nêga”.

Na terça-feira (7), ela havia realizado uma audiência pública com o tema ‘A política como direito em Campina Grande’. Todos os membros da Câmara foram convocados para participar, porém, conforme relatado por Jô, um dos vereadores disse nos corredores da Casa que “não ia participar da audiência dessa Nêga”.

“Ontem, pelos corredores da Casa, um dos nossos assessores ouviu um comentário de um outro vereador, dirigido a nós, que disse, quando questionado se iria participar de nossa audiência pública para debater a cultura, que não ia participar da audiência dessa Nêga”, declarou ela.

Ao usar a tribuna, Jô acrescentou que falava naquele momento de forma pedagógica, já que o comentário teria sido feito nos corredores, para um terceiro, “limitando a possibilidade de responsabilizar isso judicialmente”.

“Hoje ocupamos a tribuna da Câmara, até como forma pedagógica, para que a pessoa tenha a possibilidade de se corrigir, uma vez que o comentário foi feito nos corredores, a um terceiro, limitando as nossas possibilidades de responsabilizar isso juridicamente. Mas fizemos questão de colocar o assunto publicamente durante a sessão, pois não podemos admitir nenhum tipo de comentário racista!”, reafirmou ela.

Veja nota da Vereadora Jô Oliveira (PCdoB)

“Infelizmente, hoje a gente ocupou a tribuna da Câmara para falar de um assunto muito delicado, o racismo e a injúria racial.

Ontem, pelos corredores da Casa, um dos nossos assessores ouviu um comentário de um outro vereador, dirigido a nós, que disse, quando questionado se iria participar de nossa audiência pública para debater a cultura, que "NÃO IA PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA DESSA NÊGA".

Sempre que falamos em entrevistas, sobre o dia a dia aqui na Câmara, costumamos dizer que os embates de ideias existem mas que havia o respeito pessoal entre as partes, mas infelizmente ontem isso não aconteceu. E hoje ocupamos a tribuna da Câmara, até como forma pedagógica, para que a pessoa tenha a possibilidade de se corrigir... uma vez que o comentário foi feito nos corredores, a um terceiro, limitando as nossas possibilidades de responsabilizar isso juridicamente. Mas fizemos questão de colocar o assunto publicamente durante a sessão, pois não podemos admitir nenhum tipo de comentário racista!!"

Estamos vigilantes ,repudiamos qualquer tipo de violência contra as mulheres, toda solidariedade a Jô Oliveira,onde houver opressão,seremos resistência!

Para Durvalina Rodrigues, integrante da Abayomi PB, Organização de Mulheres Negras Feministas, o momento é de solidariedade à vereadora: “Neste momento de tantos desafios me solidarizo com a senhora, haja visto, que conhecemos sua luta e a importância de sua ocupação neste espaço político que por décadas nos foi negado. Assim, siga em frente porque mulheres como a senhora tem muito a fazer com sua legitimidade e representação por ser uma Mulher Negra vereadora da cidade de Campina Grande/PB.”


Internet / Foto: Internet

Samantha Pimentel, Jornalista e social media, comentou: “Um absurdo ouvir esse tipo de comentário, sobretudo de um representante do povo. Toda solidariedade à vereadora Jô!”

Suenia Bandeira, culinarista, se diz indignada com o comentário racista: “Que absurdo! Mas na verdade não me surpreende, pois essa Câmara não me surpreende é bem peculiar para o naipe desses legisladores! Toda minha solidariedade a você Jô Oliveira! Todo meu repúdio a esse tipo de situação! Não a todos os tipos de preconceitos e falta de respeito!!!!!!”


Internet / Card: Reprodução

A Central Única de Trabalhadores (CUT/PB) lançou uma nota de repúdio:

CUT PB SOLIDARIEDADE A VEREADORA JÔ OLIVEIRA E REPÚDIO A VIOLÊNCIA

O Coletivo de Mulheres da CUT-PB,vem por meio desse instrumento público,demonstrar solidariedade e apoio a vereadora Jô Oliveira,integrante da bancada parlamentar na Câmara Municipal de Campina Grande-PB.Por direito,os espaços de poder devem ser ocupados por mulheres e homens na mesma proporção de igualdade, e pautado nos princípios que incluem éticos e respeito,principalmente onde as leis são pautadas e aprovadas. Na contra mão dos deveres legislativos,no último dia 07 de junho de 2022,a vereadora Jô Oliveira foi vítima de racismo quando no exercício do seu mandato, sofreu ataques verbais advindos de um "colega" vereador. São abomináveis qualquer tipo de violência imprimidas no racismo ou sexismo, são práticas criminosas e precisam ser abolidas da sociedade.
Estamos vigilantes, repudiamos qualquer tipo de violência contra as mulheres, toda solidariedade a Jô Oliveira, onde houver opressão, seremos resistência! A vereadora Jô Oliveira, mulher negra, é dirigente do PC do B e militante das lutas sociais em Campina Grande.

Seguiremos juntas no combate a desigualdade,e pelo empoderamento das mulheres em todos os espaços de poder.

Coletivo de Mulheres da CUT-PB”


Internet / Card: Reprodução

Veja a Nota da Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba

A Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba vem a público solidarizar-se com a vereadora da cidade de Campina Grande/PB, Jô Oliveira (@jooliveiracg ) , que foi vítima de comentário racista por parte de um dos vereadores na última terça-feira (07.06), na Câmara Municipal da cidade.

"Pelos corredores da Casa, um dos nossos assessores ouviu um comentário de um outro vereador, dirigido a nós, que disse, quando questionado se iria participar de nossa audiência pública para debater a cultura, que "NÃO IA PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA DESSA NÊGA", informou a vereadora em suas redes sociais.

Conhecemos sua luta e a importância de sua ocupação neste espaço político que por décadas nos foi negado. Assim, siga em frente porque mulheres como a senhora tem muito a fazer com sua legitimidade e representação por ser uma Mulher Negra vereadora da cidade de Campina Grande/PB.


Internet / Card: Reprodução

Nota da Secretaria Estadual de Mulheres e a Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT da Paraíba

A Secretaria Estadual de Mulheres e a Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT da Paraíba vêm a público se solidarizar com a vereadora Jô Oliveira, por esta ter sido vítima de racismo na Câmara Municipal de Campina Grande, onde exerce o seu mandato, quando, no dia 07/06/2022, um vereador proferiu comentários racistas em relação à legisladora.

Jô Oliveira, mulher negra, dirigente do PC do B e militante das lutas sociais, atua juntamente às mulheres periféricas, juventude, estudantes e movimentos populares na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos.

O racismo e a violência política direcionados a ela atingem de forma cruel todas as mulheres negras que ocupam espaços de poder no Brasil e revelam a necessidade urgente de combatermos todas as formas de discriminação e opressão, inclusive nos espaços legislativos.

O PT repudia veementemente o racismo e a violência contra as mulheres! Nossa luta é para que possamos viver numa sociedade que garanta o respeito à diversidade, sem racismo e sem machismo.

Racismo é Crime!
Somos Resistência!

Secretaria Estadual de Mulheres do PT/PB
Coletivo Estadual de Mulheres do PT/PB
Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/PB
Coletivo Estadual de Combate ao Racismo do PT/PB


Internet / Card: Reprodução

 

Edição: Heloisa de Sousa