Paraíba

RECICLAGEM

Cartilha “Pontos de coleta dos resíduos sólidos em João Pessoa” é disponibilizada por projeto

Projeto da UFPB divulga associações, cooperativas, empreendimentos e pontos para descarte responsável de materiais

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Internet - Foto: Ilustrativa

O projeto de extensão Ações Socioambientais (UFPB) publicou recentemente uma cartilha com pontos de coleta para resíduos sólidos em João Pessoa. O objetivo é orientar a população de João Pessoa sobre o descarte correto dos resíduos nas comunidades residentes às margens do Rio Jaguaribe, conhecido como Ação Jaguaribe, que é desenvolvido por docentes e alunos do Departamento de Química, da UFPB.

Faça o download da Cartilha 

A ação tem o intuito de divulgar associações, cooperativas, empreendimentos e pontos de coleta em João Pessoa para o descarte responsável de materiais, reunindo em um único documento a informação de forma clara para a população sobre os locais de coleta e destinação final ambientalmente adequada, para resíduos comuns do dia a dia de uma residência ou pequena empresa.

O intuito é provocar uma diminuição da quantidade de resíduos encaminhada ao aterro sanitário municipal ou disposta de forma incorreta em terrenos baldios, calçadas, praias e até mesmo nas águas dos rios urbanos da cidade, como o Rio Jaguaribe.

A professora Kátia Bichinho é coordenadora do projeto e conta que a ideia para a criação da cartilha “Pontos de coleta dos resíduos sólidos em João Pessoa – PB” nasceu da discussão sobre os diferentes impactos ambientais e de saúde causados pela disposição incorreta de resíduos. Os integrantes do projeto relataram dificuldade em encontrar, de forma fácil e rápida, quais locais de coleta existem em João Pessoa para a destinação de itens como pilhas, baterias, eletroeletrônicos, dentre outras. Assim, o grupo identificou a oportunidade de organizar as informações e divulgar para a sociedade.

Os endereços dos pontos de coleta são organizados conforme o tipo de resíduo sólido: os locais de descarte de remédios, pneus, recicláveis como papel, metal, plástico e vidro; lâmpadas e pilhas, eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado; assim o leitor pode escolher o local mais próximo da residência para realizar o descarte dos materiais.

Edição: Heloisa de Sousa