Paraíba

COMITÊ POPULAR

Comitê Popular de Luta LGBTQIAP+ é lançado em João Pessoa neste sábado (4), na Pça da Paz

Show das Gatunas, performance com o ator Netto Ribeiro e DJ Dougie estão confirmados, com início às 18h

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Atividade - Card: Reprodução

Movimentos sociais da Paraíba lançam o Comitê Popular de Luta LGBTQIAP+ neste sábado (4), na Praça da Paz, a partir das 18h. Show das Gatunas, performance com o ator Netto Ribeiro e DJ Dougie estão confirmados.

A atividade é uma orientação da Coordenação Nacional dos Comitês Populares de Luta para que, nos estados e municípios acima de 500 mil habitantes, fossem criados diversos Comitês, de diversos segmentos. Cada segmento tem a responsabilidade e autonomia de articular a sua pauta. O MEL, juntamente com o Movbi e os partidos que estão no campo de apoio da candidatura de Lula para presidente, realizam o lançamento do Comitê na Paraíba, que funcionará de forma virtual.


Divulgação / Card: Reprodução

“Somos um grupo de afirmação do campo progressista, e queremos pautar o direito de sermos quem somos na centralidade do debate da campanha eleitoral. E aí a ideia é de que esse Comitê possa criar atividades itinerantes. Por enquanto os comitês são virtuais e o Comitê LGBTQIAP+ terá lançamento público na Praça da Paz”, explica Felipe Santos do Mel.

Diálogos de Luta

“A ideia é dialogar com outros segmentos como o Movimento Feminista , Movimento do campo e da cidade, e com todos os territórios porque a nossa pauta é interseccional, do campo, da cidade e das florestas. Inicialmente, tínhamos que lançar agora em junho porque a gente inaugura o mês do orgulho LGBT, e a ideia é que até o dia 28 de junho tenhamos em outras cidades”, conclui.

Por enquanto, os comitês são apenas virtuais e itinerantes. “Quando a campanha começar, a nossa atividade será itinerante, vamos para o Timbó, Mangabeira, bairro São José, Muçumagro. Esta é a orientação da Coordenação Nacional, de que nós dialoguemos no território”.

A ideia é expandir para as cidades paraibanas e ocupar os Comitês de diversas pautas e lutas, chegar junto e fortalecer para que a localidade tenha autonomia: “Vamos lá fazer a atividade, mostrar o objetivo do Comitê, e que essa atividade seja autogestionada. Somos apenas um agente indutor, vamos impulsionar que aquela pauta seja potencializada e amplificada naquele município”

O Comitê enfatiza que se chover, o plano b irá surgir. Para seguir a página do Comitê Popular de Luta LGBTQIAP+: @comitepopularlgbt13


 

Edição: Heloisa de Sousa