Paraíba

"O POVO PODE?"

Documentário que aborda as caravanasdo de Lula nos últimos seis anos é lançado em JP neste sáb

“Ele afirmou que Lula é uma ideia, a de que o povo pode. Essa ideia eu acho que ele encarna é uma ideia transformadora"

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Imagem Reprodução

O documentário “O POVO PODE?”, que aborda as caravanasdo de Lula nos últimos seis anos será lançado em João Pessoa neste sábado (28), às 19 horas, no Teatro Paulo Pontes.

O filme, do diretor Max Alvim, é uma co-produção da TVT - TV dos Trabalhadores, Instituto Alvorada Brasil e Canal i Produções, que tem o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em nível nacional, e tem por objetivo fomentar o debate nas organizações sobre os movimentos de luta pela democracia, justiça social e igualdade de direitos, através do registro das caravanas do presidente Lula pelo Nordeste e seu contato direto com o povo, em um momento crucial da história do Brasil.


Divulgação / Imagem Reprodução

Com pouco mais de duas horas de exibição, inicialmente o filme tinha a ideia de registrar mudanças positivas na vida do povo, possibilitadas por políticas públicas dos governos petistas. Porém, com todos os acontecimentos em torno da prisão do ex-presidente em 2018, eles avaliaram que “a produção deveria ser um documento histórico mais extenso”. 

Na opinião do diretor, em entrevista ao portal CUT, o filme mostra que, em uma era de comunicação virtual e relações à distância, este contato direto com o povo revela urgência em fazer uma política de fato comprometida com o povo, com o coletivo.

Com propostas e ideias construídas no coletivo, não em um gabinete qualquer do marqueteiro. “Ele afirmou que Lula é uma ideia, a ideia de que o povo pode. Essa ideia que eu acho que ele encarna é uma ideia transformadora e revolucionária. É uma ideia de que o coletivo pode. Ele convocou a população a se reunir, brigar pelos seus direitos, a se reunir em sindicatos, associações, movimentos sociais, porque a saída está aí. De certo modo, o filme vai falar o tempo todo não de pessoas, indivíduos, mas de pessoas inseridas dentro de um movimento e causa maior”, explica Max.

“O momento atual do país e da classe trabalhadora é propício para este lançamento, estamos convocando sindicatos e movimentos sociais para participarem deste lançamento que é fundamental na luta pela democracia e pelos direitos sociais, principalmente em um ano eleitoral, que teremos uma eleição que vai ditar novas rotas para o país, de esperança e retomada dos caminhos de crescimento e de valorização da classe trabalhadora”, comenta Tião Santos, presidente da CUT/PB.

Serviço:
Lançamento do Filme - “O POVO PODE?”
Local: Teatro Paulo Pontes – Fundação Espaço Cultural
Data/horário: 28 de maio – 19 horas
Evento Gratuito – O ingresso deve ser retirado no local, momentos antes da exibição

 

Edição: Heloisa de Sousa