Minas Gerais

PARALISAÇÃO

Professores da rede privada de MG podem entrar em greve nesta terça (24)

Trabalhadores cobram reajuste salarial e buscam direitos previstos no acordo coletivo

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Sindicato ressalta que as instituições privadas de ensino já retomaram o fôlego financeiro após o isolamento social. - Foto: Sinpro MG

Em mobilização desde abril, professores da rede privada de ensino de Minas Gerais decidem nesta terça-feira (24) se deflagram ou não uma greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica recomposição salarial de acordo com a inflação acumulada desde 2020 e um ganho real de 5%. Além disso, buscam a manutenção dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, a regulamentação do trabalho virtual, entre outros pontos.

Valéria Morato, presidenta do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro/MG), explica que os trabalhadores já realizaram oito rodadas de negociação. “Os professores estão muito indignados. Em 2020, os professores entenderam qual era a realidade das instituições e não tiveram recomposição salarial. Em 2021, tivemos uma recomposição abaixo da inflação. Mas, agora as coisas estão normalizadas”, explica.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

A sindicalista ressalta ainda que as instituições privadas de ensino já retomaram o fôlego financeiro após o isolamento social. De acordo com um levantamento realizado pelo sindicato, considerando a média atual da mensalidade nas escolas, cerca de quatro alunos pagariam o salário base dos professores, já levando em conta os encargos sociais. Em média, as turmas são compostas por 30 alunos.

"Não há justificativa para não atender a demanda dos professores”, reitera Valéria. “O que os professores passaram na pandemia, levaram as escolas para dentro de suas casas, investiram em maquinário, internet, tudo do próprio bolso e agora precisam ser reconhecidos e valorizados", endossa.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A assembleia dos professores da rede privada de ensino de Minas Gerais acontece, nesta terça (24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 10h.

Edição: Larissa Costa