Paraíba

CULTURA

Estreia do Projeto Cultural ‘Forró e Poesia’ acontece neste sábado (21), no Manga Rosa Arte Bar

O legítimo forró pé-de-serra e a autêntica poesia popular estreiam nesta série de encontros culturais. Veja agenda

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card: Reprodução

O legítimo forró pé de serra e a autêntica poesia popular, duas marcas registradas no Nordeste brasileiro, serão levados ao palco do Manga Rosa Arte Bar, dentro do Projeto “Forró e Poesia”, desenvolvido pelo jornalista e produtor cultural, Fernando Patriota. 

As primeiras apresentações acontecem no próximo dia 21, com início às 20h, com Forró do Candeeiro, (Candeeiro Natural), e os poetas populares Antônio Costa e Evaldo Filho. 

O Projeto “Forró e Poesia” ainda acontecerá nos dias 4 e 18 de junho, sempre no Manga Rosa Arte Bar, localizado na Avenida Campos Sales, Bessa, João Pessoa. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla, no valor de R$ 25,00. (https://www.sympla.com.br/evento/forro-e-poesia-no-manga-rosa-arte-bar/1550616).

Forró do Candeeiro


Divulgação / Foto: Internet

O Forró do Candeeiro é uma versão compacta do Candeeiro Natural, uma banda  paraibana de reggae com elementos da música nordestina. O grupo vem com repertório do autêntico forró, na base de sanfona, triângulo e zabumba, além de canções próprias em versões atualizadas. Fundada por Gabriel Caminha, que tem o seu trabalho solo bastante difundido na Capital e interior da Paraíba, e por músicos os quais possuem em seus currículos outros projetos, tais como a Oxente Groove, ou já tocaram com outros artistas nordestinos tais como Lucy Alves e Os Três do Nordeste. 

Os integrantes uniram as suas musicalidades às de Gabriel Caminha e compõem atualmente a Candeeiro Natural. A partir de influências que vão de Luiz Gonzaga, Clube da Esquina à Bob Marley, a banda conta com um repertório autoral amplo e composições premiadas em concursos nacionais. As letras se misturam à sanfona, aos elementos percussivos, flauta e cordas, com o compromisso de resgatar os valores da cultura nordestina. 


Divulgação / Foto: Internet

Natural de Guarabira-PB, o poeta Antônio Costa começou a cantar com 13 anos de idade, por incentivo do seu pai. Repentista de mão cheia, o cantador já participou e venceu vários congressos e se apresentou ao lado de grandes nomes do repente, a exemplo de Oliveira de Panelas, Ivanildo Vila Nova, Daudete Bandeira, Sebastião Marinho e José Saturnino, o “Andorinha”. Em outubro de 2001, Antônio Costa se apresentou no Programa Globo Rural, da Rede Globo, ao lado de Sebastião Marinho. Idealizador do Festival Nordestino de Repentista de Guarabira (Fenorgua), atualmente o poeta apresenta dois programas de rádio, na região de Guarabira: “Cultura da Nossa Terra e Viola a Sua Gente, além de ser presidente do Parnaso Recreativo da Poética Popular (Prepop).


Divulgação / Foto: Internet

Evaldo Filho, mais um poeta popular que estará na programação do Projeto “Forró e Poesia”, nasceu na cidade de Sumé-PB e foi batizado como Cleyson Silva Estendio, recebendo apenas posteriormente o “nome artístico” – que o deixou mais conhecido no universo da cantoria – em homenagem a seu pai, Evaldo Severino, também repentista e criador do projeto Calçada do Repente, um espaço destinado ao encontro de cantadores e admiradores dos versos improvisados em Sumé. Ouvindo, desde criança, o pai cantar e o acompanhando em eventos de cantoria com outros colegas, Evaldo Filho foi se interessando e aprendendo, até que ingressou na arte aos 18 anos e hoje, com 23, já se destaca na nova geração do repente. Além de poeta repentista, ele cursa graduação em Letras na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro.


Serviço: 
Projeto Forró e Poesia
Atrações: Forró do Candeeiro, Antônio Costa e Evaldo Filho
Data: 21 de maio de 2022
Horário: 20h
Local: Manga Rosa Arte Bar – Bessa
Vendas de ingresso: Sympla (R$ 25,00)

Edição: Heloisa de Sousa