Paraíba

VANDALISMO

Estátua de Jackson do Pandeiro tem a mão com o pandeiro roubados

Suspeita-se que tenha sido uma ação de roubo de materiais metálicos (cobre, ferro) para derreter e vender

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Foto: Pollyana Sorrentino/RTC - Imagem Reprodução

A estátua de Jackson do Pandeiro, localizada na Praça Rio Branco, em João Pessoa, teve sua mão com o pandeiro roubados. Toda feita em bronze, a estátua mostra o compositor de Alagoa Grande-PB em pé com um pandeiro, num banco de praça.

O crime foi registrado nesta terça-feira (10), menos de 15 dias após a reinstalação da escultura do compositor onde acontece o tradicional ‘Sabadinho Bom’.


Jackson do Pandeiro / Imagem Reprodução

De acordo com Vitor Freire, comandante da Guarda Civil Metropolitana da Capital, as autoridades responsáveis já estão tomando as providências cabíveis.

"Quando acontece uma agressão dessas, sofre a cidade, a Cultura, todo cidadão pessoense e paraibano. Nós estamos tomando as providências", afirmou ele.

"Tem uma onda de busca por esse material. Pegam materiais metálicos - cobre, ferro - para derreter e depois vender esse material. A gente vai encontrar essa pessoa que tá recepcionando esse material para acabar com os casos de furtos de metais na nossa cidade", completou o comandante.


Inauguração da Estátua de Jackson do Pandeiro (2012) / Foto: Andréa Giselle

A obra foi instalada pela primeira vez na área central de João Pessoa em setembro de 2012, quando Jackson do Pandeiro faria 93 anos. Em outubro de 2019, a estátua sofreu danos, tiraram pedaços para vender o bronze. Daquela vez retiraram parte da perna esquerda. A estátua voltou há menos de quinze dias para seu lugar, na Praça Rio Branco.


 

Edição: Heloisa de Sousa