Paraíba

ELEIÇÕES 2022

Mais de 82 mil novos titulos de eleitor são emitidos para jovens na PB

Índice é 60% superior ao registrado nas eleições de 2020, quando 50,8 mil jovens paraibanos foram alistados ao voto

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Ilustração - Imagem Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba divulgou os números dos paraibanos abaixo dos 18 anos que devem votar pela primeira vez nas eleições de outubro. Mais de 82 mil titulos de eleitor foram emitidos para os jovens no estado.

O índice é 60% superior ao registrado nas eleições de 2020, quando 50,8 mil jovens paraibanos foram alistados ao voto.

Durante a sessão do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Edson Fachin agradeceu às campanhas para atrair os jovens nas eleições deste ano. Ele informou que entre janeiro a abril deste ano, o país ganhou 2 milhões de eleitores entre 16 e 18 anos. 

O TRE/PB também divulgou que cerca de 267.549 títulos de eleitor foram cancelados em todo o estado, e não poderão votar no próximo  pleito. O resultado final dos cancelamentos deve ser divulgado até o início de junho. Desse total, 43.319 foram cancelados por não terem votado nas últimas três eleições, já 224.230 foram cancelados por faltar à revisão de eleitorado.

Para realizar a ‘revisão de eleitorado’, Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) convocam os eleitores inscritos em uma Zona Eleitoral (ZE) para que compareçam pessoalmente ao cartório eleitoral ou em postos criados para atender a esse objetivo, a fim de se verificar a regularidade de sua inscrição eleitoral.Em caso de dúvida, o eleitor pode consultar sua situação eleitoral no site do TSE. 

De última hora

Mais de 33 mil atendimentos relacionados ao título de eleitor foram registrados na Paraíba nas últimas de atendimento ocorridas no dia 4 de maio.   Desses, 22.337 foram de maneira on-line e 11.007 presencial. Entre as demandas atendidas estiveram: emissão de título, atualização de cadastro e quitação de débitos com a Justiça Eleitoral. 

Ainda segundo o TRE da Paraíba, as solicitações para regularizar o título ficam em análise para confirmação até o dia 2 de junho.

 

 

Edição: Heloisa de Sousa