Paraíba

CRIATIVIDADE

Jornalista paraibano tem jogo de cartas lançado pela Estrela

O jogo traz a temática do futebol e já está disponível para venda no site da empresa

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Ouça o áudio:

Júlio Cesar Gomes e o jogo Futegame. - Arquivo Pessoal Julio Cesar

O jornalista paraibano Júlio Cesar Gomes desenvolveu um jogo de cartas que está sendo vendido pela empresa de jogos e brinquedos Estrela. A ideia surgiu em 2016 quando o designer criou um jogo de cartas com a temática voltada às artes marciais: o MMA. Ele conta que inicialmente apresentou o protótipo em um evento na cidade de Natal/RN, num espaço para jogos de tabuleiro. “Quando eu retornei para Campina Grande decidi mudar a temática para futebol, porque achei que com esse tema teria mais possibilidades de inserir situações inusitadas no jogo, mas foi somente em 2019 que me dediquei realmente a ele, porque antes eu testava os jogos só com amigos e familiares, ai foi nesse ano que decidi ir para eventos e apresentar meu trabalho”, esclarece Júlio.


Jogo Futegame, lançado pela Estrela. / Arquivo Pessoal Júlio César

Nomeado de Futegame, o jogo ganhou destaque em eventos de protótipos e jogos de tabuleiro no Sudeste do país. Nos eventos em países de língua espanhola o jogo obteve boas avaliações, em especial no Chile, onde despertou o interesse de um editor, mas devido a pandemia acabou não acontecendo a negociação. Foi logo após regressar ao Brasil que o jornalista iniciou o primeiro contato com a empresa Estrela. “Eu soube que a Estrela estava buscando projetos para uma nova linha de jogos e aí eu decidi arriscar apresentando o projeto à empresa e após alguns dias eles entraram em contato comigo, agendaram uma demonstração online e se mostraram interessados. Depois disso, aguardei uns nove meses e aí eles entraram em contato novamente já com um contrato de publicação e licenciamento, e aquele momento pra mim foi um incrível, quando vi esse contrato fiquei emocionado lembrando todo o caminho de dedicação que eu percorri com esse trabalho”, afirma o designer.


Jogo de tabuleiro, Futegame, criado por Júlio César e comercializado pela Estrela. / Arquivo Pessoal Júlio César

No momento, o jogo está disponível para venda apenas de forma online, através do site da Estrela. O paraibano já tem outros projetos de protótipos na área de jogos de tabuleiro, mas afirma que seu foco atual é concluir um livro que tem como tema a história do futebol paraibano.

Edição: Heloisa de Sousa