Minas Gerais

VITÓRIA

Após mobilizações, área de Parque Linear, no Belvedere (BH), não vai mais a leilão

Área é importante para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Desde o início de 2002, a população utiliza o lugar como um parque improvisado - Foto: Reprodução redes sociais

Uma decisão da Justiça Federal retirou a área do Parque Linear, localizado no bairro Belvedere em Belo Horizonte, de leilão organizado pelo governo federal. Publicada no dia 29 de abril, a definição atende a solicitação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em março de 2022.

No relatório, o juiz Mário de Paula Franco reconhece a argumentação do MPF que a área tem relevância social, ambiental e potencial estratégico para questões de mobilidade, turismo e lazer. 

:: Saiba mais: Governo federal quer leiloar área em Belo Horizonte que pode afetar abastecimento de água ::

“A preservação da área repercute na manutenção do patrimônio cultural, com a salvaguarda da linha férrea, do patrimônio ambiental, ante o papel da região para a recarga do aquífero responsável pelo abastecimento hídrico metropolitano, além do corredor ecológico que liga as serras do Curral, Rola Moça e Espinhaço”, afirma o documento referenciado pelo juiz. 

Entenda o caso

A área possui cerca de dois quilômetros e corresponde à antiga linha férrea do Belvedere RFFSA. Após a desativação da linha, o terreno ficou sob responsabilidade da Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

Em novembro de 2021, a SPU anunciou que o terreno de 19 glebas estaria entre os 139 imóveis da União em Minas Gerais previstos para serem leiloados.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Próxima à Serra do Curral, a região é considerada estratégica para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Apesar de estar sob responsabilidade da União, os moradores relatam que a área estava abandonada e sofria com invasões. Desde o início de 2002, a população utiliza o lugar como um parque improvisado. 

 

 

Edição: Larissa Costa