Paraíba

ABRIL INDÍGENA

Fotógrafa Paizinha Lemos (UEPB) lança exposição sobre Índios Potiguara

“Potiguara: Cenas e Poemas” está aberta até o dia 22 de abril no Terreiro do Pajé Antônio Potiguara, na Baía da Traição

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Fotos: Paizinha Lemos

Um registro da história, dos costumes, tradições e elementos culturais de uma tribo indígena que resiste ao tempo e à modernidade, é o que pode ser conferido na exposição “Potiguara: Cenas e Poemas”, que está aberta até o dia 22 de abril, no Terreiro do Pajé Antônio Potiguara, na Aldeia Galego, Alto do Tambá, na Baía da Traição, litoral Norte da Paraíba, como parte das comemorações alusivas ao dia do Índio. A exposição consiste em um trabalho conjunto da fotógrafa da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Paizinha Lemos e da professora do Departamento de Educação, Normana Natalia Passos.


Divulgação / Fotos: Paizinha Lemos

No trabalho, Paizinha, com seu olhar sensível e peculiar, fez os registros fotográficos do povo Potiguara, enaltecendo os valores e cultura indígena. Já a professora Normana Natalia, desenvolve sua pesquisa e tese de doutorado no programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP), tendo como objeto de estudo a história recente deste povo indígena. Paralelamente, a docente está finalizando um trabalho poético, também sobre a vida e a cultura dos Potiguara, expondo alguns desses textos poéticos, com as fotografias de Paizinha.


Divulgação / Fotos: Paizinha Lemos

Nesta terça-feira, 19 de abril, estudantes de escolas da Baia da Traição devem visitar a exposição e conhecer um pouco da história dos Potiguara. Paizinha lembra da importância desta iniciativa e da alegria de registrar um pouco da história do povo potiguara. A fotógrafa destaca que a perspectiva é que a exposição, aberta no último dia 17, seja itinerante e, após o período disponível na Baía da Traição, deve percorrer outros lugares da Paraíba e do Brasil. São mais de 30 fotos, além dos poemas da professora Normana Passos.

*Com texto de Severino Lopes
 

Edição: Heloisa de Sousa