Paraíba

UM BEM À NATUREZA

Feiras Agroecológicas dinamizam a produção do campo e proporcionam uma alimentação saudável

“Feiras agroecológicas valorizam o conhecimento das famílias do campo e preservam o meio ambiente”, diz Fillipe Marini

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Ouça o áudio:

Feira agroecológica da UFPB. - Reprodução

A Agroecologia é uma ciência jovem, nasceu em 1989 e desde então vem desenvolvendo ações voltadas para os agricultores, agricultoras e jovens rurais de todo o mundo. Essas ações são voltadas para o manejo dos agroecossistemas. O professor do curso de Agroecologia da UFPB, Fillipe Marini, fala sobre a importância dos alimentos para o mundo e a valorização de quem produz esses alimentos. “É a produção de alimentos que interfere na qualidade dos recursos naturais que nós temos em volta do nosso planeta: água, solo, biodiversidade. E esse manejo agroecológico ele vem justamente para produzir alimento e preservar esses recursos naturais, além de valorizar o conhecimento das famílias do campo que produzem esse alimento”, afirma o professor. 

Para não depender de fertilizantes sintéticos, ter custos menores de produção e reduzir impactos ambientais, pesquisadores e produtores da agroecologia se unem na busca por adubos orgânicos. O Brasil pode reduzir a dependência de adubos importados de outros países e investir mais na produção de fertilizantes orgânicos que melhoram a produtividade das lavouras. “Hoje o sistema de produção dos alimentos é muito voltado ao uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos, e estes causam muitos problemas a saúde humana, problemas até neurológicos, além de causarem um prejuízo devastador ao meio ambiente com sérios problemas de intoxicação do solo e degradação ambiental”, aponta o professor.

As Feiras Agroecológicas dinamizam a produção do campo e proporcionam uma alimentação saudável que garante o aumento da renda familiar camponesa. As Feiras ainda fortalecem a organização comunitária, pois são realizadas de forma participativa, sendo coordenadas pelos próprios agricultores e agricultoras. Por todo o estado da Paraíba podemos encontrar as feiras, em João Pessoa, maioria delas tem um acompanhamento do Núcleo de Assistência e Desenvolvimento Rural Familiar da UFPB, no qual Fillipe é o coordenador. São elas: Feira do Ponto de Cém Reis, no Centro, que acontece duas vezes ao mês, nas terças; Feira da Praça Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários, que funciona nas quartas-feiras, duas vezes ao mês; Feira da UFPB, que é toda sexta-feira; e Feira do Bessa que funciona em dois locais -  estacionamento da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no sábado, e na Ecopraça, nas quartas-feiras a tarde. “Se você quiser conhecer e se alimentar bem e com qualidade, procure uma dessas feiras, porque eu tenho certeza que a partir do momento que você se alimenta com o que é vendido nas feiras agroecológicas, você sente outro sabor, outra textura, outro aroma e, principalmente, tem a certeza que não está consumindo alimentos com agrotóxicos ou uso de fertilizantes”, confirma Fillipe.
 

Edição: Heloisa de Sousa